“Paixão de Cuidar”

Projecto pioneiro em Portugal premeia prestadores de cuidados a idosos

No próximo dia 4 de Novembro, o Altis Belém Hotel & Spá irá receber a cerimónia de entrega de prémios “Paixão de Cuidar”, um programa inédito em Portugal, dedicado a todos os prestadores de cuidados a idosos. A iniciativa pretende valorizar o acompanhamento físico e mentalmente exigente dos profissionais que tratam da população sénior institucionalizada em lares e residências de todo o país.
Paixão de Cuidar

Depois de Itália e Espanha, chega pela primeira vez a Portugal o concurso que permitiu aos cuidadores portugueses partilhar o seu testemunho pessoal, através de uma ilustração ou história que refletisse momentos únicos relacionados com o seu dia-a-dia, revelando o cuidado a pessoas seniores que vivem em instituições e necessitam de um apoio e dedicação permanentes.

O evento apresentado pela jornalista Fernanda Freitas, permitirá reconhecer a "instituição mais participativa", assim como premiar os prestadores de cuidados vencedores das duas categorias sujeitas a concurso: "Melhor História" e "Melhor Ilustração". Os trabalhos serão avaliados por um painel de jurados do qual fazem parte a jornalista Ivone Ferreira, o fotojornalista Luíz Carvalho e a geriatra Maria João Quintela. Os premiados irão usufruir de um intercâmbio de experiências com uma instituição em Espanha (viagem com estadias e visitas incluídas).

Recorde-se que, desde que está presente em Portugal, a TENA já trabalhou com centenas de instituições e lares de terceira idade, e milhares de Cuidadores, desenvolvendo continuamente projectos em estrita articulação com os mesmos. Pela sua própria atuação, na área da incontinência urinária, detém uma visão privilegiada sobre o trabalho dos cuidadores, direccionada para as várias dificuldades que enfrentam diariamente no convívio e tratamento de pessoas com condições físicas também já debilitadas.

Pode consultar o programa do evento aqui.

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Ficheiro anexo: