PSOPortugal dirige sessão de esclarecimento aos deputados da AR
A iniciativa, que decorre na Sala do Senado a partir das 10h, tem como objectivo dar a conhecer a psoríase mas também abordar a questão da discriminação que afecta ainda muitos doentes.
A sessão conta com a presença do Presidente da PSOPortugal, João Vaz Martins, que apresentará a PSOPortugal, um representante da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), que irá falar sobre o papel da SPDV na sociedade e do dermatologista Paulo Ferreira, que colabora com a PSOPortugal e que abordará o panorama da doença em Portugal. O chef de cozinha Hélio Loureiro dará o seu testemunho enquanto figura pública e abordará a questão da importância da imagem na sociedade. O deputado membro da Comissão Parlamentar de Saúde, Dr. Ricardo Baptista Leite, participará igualmente na sessão.
A psoríase uma doença crónica da pele que afecta 250 mil portugueses e mais de 125 milhões de pessoas em todo o mundo. Este ano o tema escolhido para assinalar o Dia Mundial da Psoríase é “Construir um Mundo Melhor Para as Pessoas com Psoríase”, que pretende salientar a importância de eliminar as barreiras que os doentes com psoríase continuam a sentir.
Sobre o Dia Mundial da Psoríase
O Dia Mundial da Psoríase, a 29 de Outubro, foi celebrado mundialmente, pela primeira vez, em 2004, tendo sido instituído para mostrar à sociedade uma doença escondida. Trata-se de um evento verdadeiramente global que se propõe a dar voz aos 125 milhões de pessoas que sofrem de psoríase/artrite psoriática.
Sobre a PSOPortugal
A PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase, entidade com nove anos de existência, constituída em 2005, tem vindo a defender, apoiar e dar voz aos doentes de psoríase. E também a alertar e sensibilizar a sociedade para a discriminação social e profissional de que são alvo os cerca de 250 mil portugueses que sofrem de psoríase. É uma entidade sem fins lucrativos, com intervenção a nível nacional. Actualmente é sócia da Federação Internacional das Associações de Psoríase (IFPA) e da Federação Europeia das Associações de Psoríase (Europso).
Sobre a Psoríase
A psoríase é uma doença auto-imune, crónica que se manifesta no nosso maior órgão – a pele, não contagiosa, que pode surgir em qualquer idade. O seu aspecto, extensão, evolução e gravidade são variáveis, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afectam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. Desenvolve-se quando o sistema imunitário do corpo faz disparar um crescimento rápido das células cutâneas. Na pele saudável, as células amadurecem e perdem-se em 28 a 30 dias. Nas pessoas com psoríase, este processo acelera-se 3 a 4 dias. A origem da psoríase não está totalmente esclarecida.
Cerca de 10 por cento dos doentes acabam por desenvolver artrite psoriática. Esta traduz-se por dor e deformidade, por vezes bastante debilitante, das pequenas ou grandes articulações. Em Portugal esta doença afecta mais de 250 mil pessoas e cerca de 125 milhões em todo o mundo.