Misericórdia de Fátima-Ourém cria centro de dia para doentes de Alzheimer
Fernanda Rosa, provedora da Misericórdia afirmou que o centro de dia, com capacidade para 15 utentes, vai ocupar um espaço do salão paroquial de Fátima que possui um jardim interior. “Temos, desde 2007, a funcionar na instituição, um Gabinete de Apoio ao Familiar e Doente de Alzheimer, que tem tentado acompanhar as necessidades dos utentes e respectivos cuidadores e uma das necessidades é a criação de um centro de dia”, explicou Fernanda Rosa. Segundo a responsável, “na fase inicial e intermédia da doença, as pessoas têm alguma autonomia nas actividades diárias, mas precisam de um espaço protegido que as ajude a estimular as capacidades que ainda têm”.
“O centro de dia vai ser um espaço de intervenção terapêutica e de estimulação cognitiva de forma a retardar os sinais da doença”, adiantou Fernanda Rosa, notando “estar provado que, com uma intervenção direccionada e específica para estimular as capacidades que cada doente tem, é possível manter por mais tempo a sua autonomia e qualidade de vida”.
A provedora esclareceu que, como a sede da Santa Casa da Misericórdia, em Fátima, no distrito de Santarém, “não tem condições logísticas para acolher este trabalho específico e direccionado, foi estabelecida a parceria”, possível de concretizar devido ao apoio de 40 mil euros da iniciativa “BPI Seniores 2014”.
“Um centro de dia para doentes de Alzheimer [doença neurológica degenerativa] não pode ser confundido com um centro de dia para pessoas sem demência. Não podemos tratar de forma igual o que é diferente”, defendeu Fernanda Rosa, salientando que “as necessidades de doentes com demência não são as mesmas da pessoa sem demência”.
O centro de dia, com o nome “Lembra-te de mim”, vai funcionar nos dias úteis das 09:00 às 17:00 e disponibilizar higiene pessoal, refeições (incluindo o jantar que os utentes podem levar para casa) e tratamento de roupa.
Apoio psicossocial, acompanhamento psicológico aos doentes e familiares, e intervenção não farmacológica estão entre as acções previstas no centro de dia que vai ter sessões de terapia ocupacional, fisioterapia, musicoterapia e exercício físico, além de jardinagem, canto, dança, artes plásticas e convívios inter-geracionais.
O Gabinete de Apoio ao Familiar e Doente de Alzheimer apoia cerca de 30 pessoas, entre cuidadores e doentes.
Este gabinete promove sessões de auto-ajuda para cuidadores, tem serviços de tele-assistência e localização GPS, e disponibiliza acesso gratuito ao banco de ajudas técnicas. Além desta valência, a Misericórdia tem lar, centro de convívio e apoio domiciliário.