Uma outra visão para o Dia do Idoso

Rastreios visuais gratuitos em Lisboa

A Associação de Retinopatia de Portugal assinala o Dia do Idoso, que se celebra amanhã, 1 de Outubro, com rastreios visuais para seniores, na sede da ARP, junto à Avenida de Ceuta, na Rua Quinta do Cabrinha, n.º 7-C em Lisboa, durante todo o dia.

Este rastreio tem como parceiro principal a Junta da Freguesia de Alcântara, que dinamiza uma acção com os seniores inscritos na Universidade Sénior, mas a Associação de Retinopatia encontra-se aberta a todos quantos queiram inscrever-se. Caso não seja possível atender todos os interessados, a Associação informa que pode agendar este rastreio para data posterior.

Com o avançar da idade, muitos adultos não se dão conta que a sua acuidade visual pode ir diminuindo e atribuem as dificuldades de visão à idade. Facto é que as pessoas idosas têm tendência a desenvolverem doenças oculares como o glaucoma, cataratas, degeneração macular ou retinopatia diabética. No entanto, a maior parte dos problemas de visão podem ser tratados ou minorados se forem precoce e atempadamente identificados.

A Degenerescência Macular relacionada com a Idade (DMI) é um dos principais problemas que afecta os idosos e é a principal causa de cegueira nos países desenvolvidos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dados epidemiológicos permitem inferir que, em 2030, a prevalência da DMI em indivíduos com mais de 65 anos duplicará. Neste contexto, torna-se emergente a necessidade de implementar estratégias terapêuticas e de gestão da prática clínica, que se revelem eficazes, não só para o tratamento, como para o rastreio, diagnóstico, referenciação e seguimento do doente com DMI.

A Associação de Retinopatias de Portugal (ARP) aconselha a inscrição prévia através dos contactos disponíveis no site http://www.retinaportugal.org.pt/novo_site/index.php/site/

Número de telefone: 213660167

 

Sobre a ARP

A Associação de Retinopatia de Portugal (ARP) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, com sede em Lisboa. Fundada em Julho de 1997, conta com cerca de 1650 associados. Tem como objectivos, a promoção da saúde visual, valorização da qualidade de vida e inclusão social dos seus associados, inspirados no conceito de saúde defendido pela Organização Mundial de Saúde - OMS (que defende o bem-estar físico, psíquico e social). Disponibiliza serviços especializados nas áreas da Oftalmologia, Baixa Visão, Ortóptica, Psicologia e Sociologia. Além dos serviços clínicos, a associação também desenvolve actividades formativas, socioculturais, pedagógicas e de educação social, de modo a intervir junto da população, sensibilizando para a temática de questões relacionadas com a saúde visual. A ARP também presta serviços a doentes não associados, numa perspectiva de intervenção alargada, pondo o nosso saber e experiência ao serviço da comunidade.

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock