Mais de 1 milhão de portugueses sofre de doenças tiroideias

Assinala-se hoje o Dia da Sensibilização para o Cancro da Tiróide

Associação das Doenças da Tiróide e os Cabeleireiros Lúcia Piloto promovem Dia da Sensibilização para o Cancro da Tiróide.

Para assinalar o Dia da Sensibilização para o Cancro da Tiróide, celebrado a 24 de Setembro, a Associação das Doenças da Tiróide (ADTI) desenvolve uma campanha de sensibilização numa parceria exclusiva com os Cabeleireiros Lúcia Piloto, que inclui a divulgação de informação sobre a doença. A iniciativa pretende alertar para a importância da vigilância regular da saúde da tiróide e lembrar que mais de um milhão de portugueses é afectado por doenças da tiróide.

A patologia da tiróide é muito frequente, estima-se que cerca de cinco por cento da população sofra de alterações da função tiroideia (hipotiroidismo e hipertiroidismo). A doença da tiróide é particularmente comum na mulher, sobretudo a partir da meia-idade, provavelmente relacionado com factores hormonais, mas também devido a uma maior vigilância médica neste grupo.

Devido em grande parte à maior utilização dos meios auxiliares de diagnóstico, nomeadamente a ecografia da tiróide, são detectados nódulos da tiróide em quase metade da população. A maior parte destes nódulos são benignos no entanto entre 5 a 10% dos casos podem ser malignos. Habitualmente o cancro a tiróide tem um prognóstico excelente, desde que previamente diagnosticados, correctamente tratados e tendo um seguimento adequado. Celeste Campinho, presidente da ADTI, refere que “a divulgação e informação sobre a patologia nodular da tiróide para a população em geral são fundamentais. Com esta campanha pretendemos esclarecer e informar, sobretudo as mulheres, para uma doença muito frequente, habitualmente com um curso benigno. A malignidade é relativamente rara, tem habitualmente um bom prognóstico, sendo, contudo, fundamental o diagnóstico precoce, tratamento adequado e vigilância periódica. É importante evitar uma ansiedade excessiva perante um diagnóstico de nódulo da tiróide.

Podermos contar com o apoio do Grupo Lúcia Piloto nesta iniciativa é muito importante e prestigiante para nós, não só pelo facto de conseguirmos contactar directamente com um público feminino, como pela notoriedade, reconhecimento e posicionamento que o Grupo Lúcia Piloto tem a nível nacional.”.

As doenças da tiróide geralmente são tratáveis. Contudo, quando não são diagnosticadas e tratadas convenientemente podem trazer consequências graves, afectando o funcionamento dos outros órgãos e sistemas. O funcionamento da tiróide é fácil de avaliar através de uma análise laboratorial e caberá ao médico decidir se a pessoa deve ou não efectuar essa análise, após a avaliação clínica.

 

Sobre a Associação das Doenças da Tiróide

A ADTI foi criada no dia 24 de Fevereiro de 2012 por um grupo de cidadãos que sentia a necessidade da existência de uma associação de doentes com patologia da tiróide.

A missão da ADTI passa pela defesa dos interesses e a representação dos doentes da tiróide, apoiar e informar os associados e a comunidade sobre as disfunções da tiróide, aumentar a consciencialização sabre a saúde da tiróide, cooperar com os profissionais de saúde na divulgação do conhecimento, no apoio e no tratamento de doentes com problemas da tiróide, promover a divulgação dos resultados da investigação sobre a prevenção de doenças da tiróide e intervir junto da administração pública na defesa dos interesses dos doentes e na resolução de problemas relacionados com as doenças da tiróide.

 

Sobre Grupo Lúcia Piloto

O Grupo Lúcia Piloto, é uma empresa Portuguesa, com capital 100% português, que nasceu há mais de 30 anos. Lúcia Piloto, actualmente é uma marca de elevada notoriedade e uma empresa de reconhecido prestígio, que detém uma vasta experiência no mercado da beleza e bem-estar, especificamente em serviços de Cabeleireiro, Estética e Spa. Ao longo da sua história a Lúcia Piloto Cabeleireiros prima pela associação a diversas causas de âmbito social.

 

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
Guesswhat