Dia Solidário Contra o Cancro 2014
A União Humanitária dos Doentes com Cancro vai realizar o evento Dia Solidário Contra o Cancro, no dia 8 de Novembro de 2014, das 10 às 18 horas, na Praça do Comércio, com entrada livre - uma grande festa da vida, da família e da solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
Mega evento, com dezenas de actividades, centenas de parceiros e voluntários e milhares de participantes (na 1ª Caminhada Lisboa Contra o Cancro), terá animação musical durante as suas oito horas de duração, com o objectivo de desmistificar o cancro, uma doença que cada vez mais é sinónimo de vida.
O 1º Dia Solidário Contra o Cancro tem como objectivos angariar fundos para a obra da União Humanitária dos Doentes com Cancro - uma associação que sobrevive exclusivamente de donativos, pois todos os apoios que presta são inteiramente gratuitos - e, mediante o seu lema ‘Quanto mais olharmos o cancro de frente, mais ele se afasta de nós’, alertar para a importância do diagnóstico precoce, da prevenção, e de se ter uma postura activa e positiva face à doença, para que cada vez mais doentes possam vencer o cancro.
Do programa do evento, destaque para:
- A actuação de artistas, amadores e profissionais, vindos de todo o país;
- A presença de figuras públicas, que subirão ao palco para transmitirem a sua mensagem de solidariedade;
- A presença de sobreviventes de cancro, que subirão ao palco para transmitirem o seu testemunho de vida;
- A I Feira da Saúde da UHDC, com a presença de diversas associações;
- Os rastreios gratuitos, de colesterol, glicémia, monóxido de carbono, tensão arterial e outros;
- O Banco de Bens Solidários, espaço de partilha social para oferta de bens usados (roupas, brinquedos, livros, etc.), podendo estes serem levantados de imediato por quem deles necessitar, de uma forma anónima e informal;
- A 1ª Caminhada Lisboa Contra o Cancro, às 18h00, com um limite de 2.000 participantes, com o percurso Praça do Comércio, R. Augusta, Rossio e sentido inverso.
No stand da União Humanitária dos Doentes com Cancro será ainda possível, nomeadamente: marcar consultas gratuitas de Apoio Multidisciplinar a Crianças com Cancro e Apoio Psicológico; falar pessoalmente com a responsável da valência de Apoio de Doentes, D. Raquelinda de Magalhães; solicitar apoio de Assistência Social, por exemplo, preencher os impressos para requerer na Segurança Social a Pensão de Invalidez, a Pensão de Complemento por Dependência ou o Serviço de Apoio Domiciliário (alimentação, enfermagem e higiene pessoal), sendo todo o processo tratado directamente pela União; solicitar informação sobre os Direitos dos Doentes Oncológicos, a Linha Contra o Cancro, o Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico, a Rede Nacional de Cuidados Continuados e Paliativos, o Ciclo de Palestras Vencer o Cancro e o projecto OTL Jovens Solidários Contra o Cancro.
E para quem seja solidário, pode ainda inscrever-se como associado ou voluntário da União Humanitária dos Doentes com Cancro.
O 1º Dia Solidário Contra o Cancro encerrará em apoteose, na Praça do Comércio, com cerca de 2.000 pessoas a dizerem em coro, bem alto e a uma só voz o lema da União Humanitária dos Doentes com Cancro: ‘Quanto mais olharmos o cancro de frente, mais ele se afasta de nós’.
Como colaborar com o 1º Dia Solidário Contra o Cancro?
Sendo este um evento com entrada livre, o mesmo terá que ser organizado com base no voluntariado e na generosidade de todas as pessoas e entidades que nos possam ajudar, nomeadamente:
- Agências de Marketing e Publicidade: parceria na promoção do evento;
- Agências de Organização de Eventos: parceria na organização do evento;
- Artes gráficas: composição dos cartazes e folhetos;
- Artistas amadores e profissionais: actuações gratuitas durante o evento;
- Associações de saúde: participação na I Feira da Saúde;
- Câmaras Municipais: divulgação do evento;
- Colectividades de Cultura e Recreio: divulgação do evento;
- Empresas: apoio ou patrocínio do evento;
- Escolas: divulgação do evento;
- Figuras públicas: apadrinhamento do evento;
- Jornais e Revistas: oferta de anúncios;
- Juntas de Freguesia: divulgação do evento;
- Órgãos de Comunicação Social: divulgação do evento;
- População em geral: divulgação do evento, oferta de bens para o Banco de Bens Solidários e, ou inscrição na 1ª Caminhada Lisboa Contra o Cancro;
- Tipografias: impressão de cartazes e folhetos;
- Voluntários: apoio logístico durante o evento, relações públicas e outros.
Para mais informações contactar a União Humanitária dos Doentes com Cancro: [email protected].
Como participar na 1ª Caminhada Lisboa Contra o Cancro?
A 1ª Caminhada Lisboa Contra o Cancro é um evento de âmbito sócio-cultural, sendo todo o seu percurso feito pelo passeio.
Com início às 18h00 e um limite de 2.000 participantes, tem o seguinte percurso: Praça do Comércio, R. Augusta, Rossio e sentido inverso.
É aberta a todas as idades, e pretende ser uma grande festa da vida, da família e da solidariedade, simbolizando assim toda a população contra o cancro.
Inscrição:
- Enviar um mail para [email protected], Assunto: 1ª Caminhada Lisboa Contra o Cancro - Inscrição. Se desejar, basta isto, ou seja, o mail pode ser enviado em branco;
- Receberá depois a Ficha de Inscrição;
- Preencher e enviar a Ficha de Inscrição;
- Receberá depois a Referência para proceder ao pagamento de cinco euros;
- Após efectuar o pagamento, receberá depois um mail a confirmar a sua participação.
Alertamos para o facto de que, por questões logísticas, o limite desta 1ª Caminhada Lisboa Contra o Cancro é de 2.000 participantes, pelo que, antes que esgote, pode desde já proceder à sua inscrição.