Organização não governamental inicia no sábado missão na Tunísia
A equipa, constituída pelo médico Humberto Vitorino e a enfermeira Susana Jorge, parte para a Tunísia no sábado, onde pretende desenvolver um “diagnóstico da situação e um levantamento das necessidades de saúde em Gabes”, cidade no sul da Tunísia, com cerca de 110 mil habitantes, disse à agência Lusa Hernâni Caniço, presidente da Saúde em Português.
No terreno, “vão desenvolver-se reuniões com o director regional de saúde e com o director do hospital da cidade e procurar três aspectos: a possibilidade de um programa de educação e promoção da saúde para a população, levantamento de existência de doenças transmissíveis e estabelecer um plano de prevenção dessas doenças e analisar quais são as necessidades da região em cuidados curativos e de reabilitação”, informou.
O diagnóstico a ser feito em Gabés vai permitir “elaborar projectos que ajudem ao desenvolvimento”, frisou Hernâni Caniço, referindo que poderão ser vários projectos e com uma intervenção “de um ano ou mais”.
Para além do trabalho em Gabés, a equipa vai-se reunir na capital da Tunísia, Tunes, com “agentes de desenvolvimento, como a Organização Mundial de Saúde, a delegação da União Europeia e o embaixador português”, disse o presidente daquela ONG.
O trabalho na Tunísia, que se realiza entre sábado e 27 de Setembro, é mais uma das múltiplas missões que a Saúde em Português tem realizado desde a sua fundação, em 1993. Esta ONG de Coimbra já participou em diversas intervenções de ajuda humanitária e de emergência, como é o caso de Guiné-Bissau, em 1998, Sri Lanka, em 2004 e Haiti, em 2010.