Rastreios auditivos gratuitos marcam efeméride
No próximo dia 28 de Setembro assinala-se o Dia Mundial do Surdo e a Amplifon, líder mundial em soluções auditivas, vai assinalar a efeméride com a realização de rastreios auditivos gratuitos a toda a população, nos diferentes centros por todo o país.
Estima-se que 590 milhões de pessoas em todo o mundo tenham problemas de audição. Devido à evolução demográfica tem-se verificado um progressivo envelhecimento da população e também um aumento de um conjunto de riscos para a surdez:
- Hábitos e hobbies – Uso de altifalantes, de ipods e mp3. Prática de caça e tiro. Consumo ou inalação de substâncias tóxicas.
- Riscos profissionais – Trabalhar em condições e ambientes ruidosos
- Riscos socio-ambientais – Poluição sonora dos espaços públicos e poluição atmosférica
- Enfermidades – Doenças como a diabetes e o colesterol que podem agravar a perda auditiva.
Conscientes destes problemas, os especialistas aconselham a todas as pessoas, e em especial às pessoas com mais de 50 anos, a realizar um rastreio auditivo de forma a identificar precocemente este problema ou sinais e comportamentos que possam levar ao mesmo.
Por este motivo, todos os interessados em avaliar o estado da sua audição gratuitamente, poderão fazê-lo durante o próximo dia 26 de Setembro em qualquer Centro Amplifon de norte a sul do país. Consulte aqui o mais próximo de si: www.amplifon.pt .
No âmbito desta efeméride a Amplifon divulga ainda um estudo que está a ser realizado pelo Centro de Investigação e Estudos da Amplifon juntamente com especialistas em otorrinolaringologia das mais reconhecidas instituições em todo o mundo, que tem por objectivo provar os benefícios do uso de aparelhos auditivos.
Sabemos que a perda auditiva está relacionada com o declínio auditivo acelerado e com a demência cognitiva, mas será que a amplificação auditiva pode melhorar, a curto e longo prazo, a capacidade cognitiva? É o que estão a investigar os especialistas, com a análise de diversos estudos clínicos realizados que analisam o benefício dos aparelhos auditivos na preservação e, também, na melhoria das capacidades cognitivas.