Num total de 100 mil euros

Maratona da Saúde cria prémios de investigação na área do cancro em Portugal

A associação sem fins lucrativos Maratona da Saúde acaba de abrir concurso para um conjunto de prémios destinados a financiar os melhores projectos científicos na área da investigação em cancro.

Os Prémios Maratona da Saúde 2014 para a Investigação em Cancro conhecem este ano a primeira edição e terão um valor total de 100 mil euros, verba resultante dos donativos angariados durante o espectáculo televisivo anual da Maratona da Saúde, transmitido pela RTP em Março de 2014, e de outras iniciativas desenvolvidas por esta associação. O concurso para atribuição destes prémios está aberto à comunidade científica até ao dia 31 de Outubro e conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Os Prémios Maratona da Saúde foram criados com o objectivo de promover a investigação científica portuguesa em diferentes áreas da biomedicina. Na primeira edição destes prémios serão distinguidos os melhores projectos de investigação na área do cancro, sendo incentivadas as candidaturas que contemplem parcerias entre instituições de investigação sediadas em Portugal e hospitais ou outras instituições de saúde, nacionais ou estrangeiras. Os Prémios destinam-se a investigadores e médicos que se proponham desenvolver um projecto de investigação autónomo sob sua responsabilidade numa instituição sediada em Portugal.

A avaliação das candidaturas é realizada por um júri proposto pela Fundação para a Ciência e Tecnologia constituído por cientistas de reconhecido mérito internacional no domínio da biomedicina. Depois de seriados os melhores projectos a concurso, o Conselho Científico e a Direção da Maratona da Saúde validam a decisão do júri e terão a decisão final na atribuição dos prémios. O processo de avaliação e selecção é baseado em vários critérios, entre os quais o mérito científico dos candidatos e o impacto que o trabalho de investigação proposto poderá ter na descoberta de melhores tratamentos, cura e prevenção do cancro.

Em 2014, a Maratona da Saúde associou-se à RTP para lançar uma iniciativa inédita em Portugal que visa, através de um espectáculo solidário anual de muitas horas (maratona televisiva) sensibilizar a sociedade e angariar fundos para a investigação biomédica, essencial no combate a doenças ainda sem cura. Em cada ano a Maratona da Saúde dedicar-se-á a um tema específico, sobre o qual será delineado um plano de actividades. A primeira edição foi dedicada ao Cancro e nos próximos anos serão abordados temas como a Diabetes, as Doenças Cardiovasculares, Doenças Neurodegenerativas (Parkinson, Alzheimer, Autismo), e Doenças auto-imunes (Asma, Esclerose Múltipla, Alergias).

Em Março de 2014, o espectáculo solidário da Maratona da Saúde, transmitido em directo da Aula Magna pela RTP e pela RTP Internacional, contou com o apoio de milhares de Portugueses que se juntaram a esta causa, e com muitos parceiros que tornaram possível a organização deste evento. Durante as mais de 9 horas de emissão foram realizados mais de 230 mil donativos de todo o mundo através de chamadas telefónicas para o número de valor acrescentado e para os Call Centers, gentilmente cedidos pela Fundação PT, os quais contaram com mais de 100 voluntários ao nível nacional. A Caixa Geral de Depósitos e a Pricewaterhouse Coopers (PwC) também se juntaram a esta maratona televisiva na gestão e auditoria de todos os donativos que foram efectuados.

“Agradecemos o contributo de todos os que tornaram possível realizar este espectáculo e agradecemos também a todos os portugueses que contribuíram com os seus donativos. O seu envolvimento comprova que acreditam na capacidade da ciência que se faz em Portugal e nas descobertas que abrem novos caminhos à prevenção, ao diagnóstico e às terapêuticas de doenças que não têm cura definitiva”, refere António Coutinho, Presidente da Maratona da Saúde.

Para além do evento televisivo, a Maratona da Saúde desenvolveu, ao longo desta edição, um conjunto de iniciativas nas comunidades locais, sensibilizando para a importância da prevenção da doença e da investigação científica na descoberta de novos avanços. Entre estas, destacam-se o concurso Ciência em Cena, que decorreu em escolas de norte a sul do País em parceria com a empresa José de Mello Saúde, a Universidade de Coimbra, a Comissão Nacional da UNESCO, os Cientistas de Pé e a Fundação Calouste Gulbenkian; a participação de um grupo de cientistas na Corrida de São Silvestre de Lisboa, com o apoio da HMS Sports; o jogo de futebol solidário entre cientistas e ex-glórias do Benfica, com o apoio do Sport Lisboa Benfica; e vários projectos de crowdfunding com o apoio do PPL Crowdfunding. Refira-se ainda que a primeira edição da Maratona da Saúde contou com o apoio essencial de outros parceiros como o Instituto Gulbenkian de Ciência, a Reitoria da Universidade de Lisboa, a TBWA, a M design, a Cev Fiscalidade, a Lift Consulting, a VAC entre outros, e com o apoio institucional do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e Ciência.

A Maratona da Saúde considera que permitir o avanço da ciência e do conhecimento em Portugal contribui para uma sociedade mais informada, motivada e competitiva, capaz de integrar os pilares essenciais do progresso económico global.

Os donativos à Maratona da Saúde podem ser realizados ao longo de todo ano através de chamadas de valor acrescentado para o 760 20 60 90 (0,60€+IVA) ou do IBAN: PT50 0035 0413 00044189730 73 BIC SWIFT: CGDIPTPL.

Fonte: 
Liftconsulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.