30% das pessoas com mais de 50 anos tem problemas auditivos
Segundo um estudo da GAES – Centros Auditivos, cerca de 30% da população com mais de 50 anos possa ter algum problema de audição e 43% da população considera que a sua audição piorou com a idade. Entre as pessoas com mais de 50 anos, o número aumenta para 58%.
A necessidade de aumentar o volume da televisão, pedir que as outras pessoas repitam as palavras ou ter dificuldade em acompanhar uma conversa, são alguns sinais de alerta da perda de audição.
Alexandra Marinho, Audiologista e Responsável pela área de Vendas Norte da GAES – Centros Auditivos, refere que devem ser tomadas medidas para aliviar a perda auditiva, quando problemas destes começam a dificultar o quotidiano e a relação com as outras pessoas.
Os especialistas recordam que os problemas de audição conduzem a um progressivo isolamento, com o consequente abandono de hobbies e a mudança de hábitos. Numa sociedade cada vez mais envelhecida como a portuguesa, este problema começa a ser alarmante e, por isso, os especialistas insistem na importância da prevenção.
“Portugal tem uma população envelhecida e, nesse sentido, a perda auditiva representa um problema de saúde pública. A melhor prevenção é cuidar da nossa saúde auditiva desde tenra idade, para conservar uma boa audição até à idade adulta. A detecção de um problema de audição pode realizar-se com um simples teste – uma audiometria – que pode realizar-se em centros especializados, anualmente”, diz Dulce Martins Paiva, directora-geral da GAES em Portugal.