Regressam em Setembro com novidades

Cursos de Cozinha Saudável da Escola da Diabetes

É já em Setembro que os Cursos de Cozinha da Escola da Diabetes voltam já no dia 18 com “Refeições Ligeiras de Inverno”. Podem participar pessoas com e sem diabetes.

Da preparação da sopa à sobremesa, das refeições mais ligeiras às de “faca e garfo”, os Cursos de Cozinha Saudável da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal - APDP, regressam em Setembro à Escola da Diabetes (Rua do Sol ao Rato, n.º 11, Lisboa). Ministrados por um Chef de Cozinha e uma Dietista, trazem novidades e garantem convívio, em ambiente descontraído, com uma componente educativa. O convite é para pessoas com e sem Diabetes.

 

Cursos e Datas:

 

Refeições Ligeiras de Inverno

18/Set.

17h30-19h30

Pequenos-almoços e lanches

25/Set.

15h00-17h30

Menu Completo

09/Out.

15h00-17h30

Pratos de micro-ondas

12/Nov.

15h00-17h30

Pratos de Baixo Índice Glicémico

27/Nov.

17h30-19h30

Doces Quase sem Açúcar

10/Dez.

17h30-19h30

 

 

“Cada vez mais estudos, confirmados nas consultas diárias com os utentes na APDP, referem que a alimentação é um elemento-chave no controlo dos níveis de glicemia e na energia necessária para as várias actividades ao longo do dia. Por nem sempre ser fácil equacionar as melhores refeições com o pouco tempo de que dispomos, estes cursos vêm facilitar essa vertente com ideias para confeccionar refeições simples, de baixo índice glicémico, saudáveis, e simultaneamente saborosas, para toda a família”, defende Luís Gardete Correia, presidente da APDP.

Assim acontece com o primeiro curso que decorre já no próximo dia 18 de Setembro – “Refeições Ligeiras de Inverno”. Das 17h30 às 19h30, os participantes terão oportunidade de preparar uma refeição completa, não obrigatoriamente de “faca e garfo”, como tartes, saladas e sopas.

Sendo o pequeno-almoço e os lanches refeições importantes para manter os níveis de energia e de açúcar no sangue entre as refeições principais, o segundo curso em torno destes temas decorre no dia 25 de Setembro: para aprender a fazer o seu muesli e a conhecer quais os melhores alimentos a introduzir nestas refeições, para promover o aumento do gasto energético, melhorar a concentração e o controlo do apetite.

O curso “Menu Completo”, que acontece a 9 de Outubro, pretende ser um curso geral. Enquanto se prepara uma refeição completa, desde a sopa à sobremesa, aprendem-se estratégias para tornar as receitas mais saudáveis e equilibradas, adaptando as receitas de que mais se gosta.

Os “Pratos de Micro-ondas” (12 Novembro) também vão estar em destaque na Cozinha Dietética da Escola da Diabetes. Neste curso, entre as 15h00 e as 17h30, mostra-se que alimentação saudável também se conjuga com rapidez e que o micro-ondas pode ser utilizado com segurança para fazer comida saborosa.

“Pratos de Baixo Índice Glicémico” (27 Novembro) e “Doces Quase sem Açúcar” (10 Dezembro) fecham o ciclo de formação em cozinha da APDP. Se o primeiro ajuda a esclarecer os vários mitos associados a este conceito, saber como funciona e como utilizá-lo no dia-a-dia, o segundo permite transformar e aprender receitas de sobremesas mais equilibradas como arroz doce, mousse de chocolate, bolo de chocolate, cheesecake, gelatinas...

As inscrições para os Cursos de Cozinha da APDP devem ser feitas através do e-mail [email protected] ou do telefone 213 816 101. O custo associado é de 20 euros, sendo que as crianças até aos 12 anos não pagam.

 

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.