Medidor de glicemia Accu-Chek Mobile
O sistema de monitorização deste medidor utiliza uma tecnologia que não requer a utilização de tiras, sendo a amostra depositada directamente no aparelho, pelo que os doentes têm de seguir um procedimento diferente do dos medidores convencionais, para evitar interferências que podem conduzir a resultados falsamente elevados, administração de doses de insulina superiores ao necessário e, consequentemente aumentar o risco de hipoglicemia.
O manuseamento incorrecto pode incluir, por exemplo, mãos sujas e contaminadas com substâncias contendo glucose, a pressão do dedo com demasiada força e durante demasiado tempo contra o campo de teste ou a dispersão da gota de sangue durante a execução do teste.
O fabricante divulgou um folheto de treino para informar os profissionais sobre esta situação e alertar os doentes para a importância de cumprirem rigorosamente as instruções de manuseamento:
- Lave as mãos com água morna e sabão. Seque cuidadosamente as mãos antes de recolher a amostra de sangue;
- Forme uma gota de sangue adequada e aplique-a no centro do campo de teste;
- Aplique imediatamente e com cuidado o sangue no campo de teste, depois de se ter formado a gota de sangue;
- Não pressione o dedo contra o campo de teste da cassete;
- Toque o seu dedo suavemente no campo de teste e retire-o imediatamente após ter aplicado o sangue;
- O seu dedo deve ser retirado do campo de teste quando ouvir o sinal sonoro e/ou quando a mensagem “Teste em curso” aparecer no ecrã.
Em caso de dúvida relativamente aos resultados da leitura, devem ser consultadas as possíveis fontes de erro listadas no manual do utilizador e deve ser efectuado um teste com uma solução de controlo. Se ainda assim a dúvida persistir, deverá contactar um profissional de saúde.
O fabricante alerta ainda que o medidor de glicemia Accu-Chek Mobile não é recomendado a doentes que não estejam aptos a seguir as instruções especificadas, uma vez que a capacidade de realizar o teste com cuidado e com uma mão firme é um requisito importante para a sua utilização.
Quaisquer incidentes ou outros problemas relacionados com este dispositivo deverão ser notificados à Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde do Infarmed através dos contactos: tel.: +351 21 798 71 45; fax: +351 21 798 7367; e-mail: [email protected].