Sociedade de Hipertensão e Associação dos Nutricionistas assinam protocolo de cooperação
O acordo, assinado pelos presidentes de ambas as sociedades - Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) e a Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) -, respectivamente Dr. Fernando Pinto e Dra. Célia Craveiro pretende desde logo formalizar a colaboração entre as duas sociedades científicas e congregar esforços para aumentar a divulgação da actividade científica de cada uma junto dos seus membros, com vista a contribuir para a formação contínua dos profissionais de saúde representados por ambas, potenciando um melhor serviço prestado pelos profissionais de saúde a todos os portugueses.
Com este acordo, tanto a SPH como a APN se comprometem a trocar informações sobre os eventos científicos desenvolvidos por sua iniciativa, particularmente sobre os Congressos e outros cursos e jornadas, bem como nas respectivas revistas ou outras publicações de interesse no sector, por elas editadas. Ficou igualmente consignado no acordo que existirão condições preferenciais favoráveis para a inscrição nas iniciativas de cada uma das sociedades pelos sócios da outra sociedade.
A Hipertensão Arterial (HTA) – principal causa de mortalidade e morbilidade em Portugal – é uma patologia fortemente dependente dos hábitos alimentares, pelo que uma alimentação adequada é um dos pilares fundamentais quer na prevenção quer no tratamento desta doença. Adicionalmente é preciso recordar que alguns componentes da alimentação podem interferir na eficácia de certos medicamentos e por outro lado os fármacos anti-hipertensores têm, não raramente, acções metabólicas negativas que podem ser parcialmente corrigidas/evitadas com a adopção de hábitos alimentares devidamente estruturados. Assim a complementaridade dos saberes dos diferentes grupos profissionais de saúde é uma importante mais-valia para o sucesso da luta contra o principal problema de saúde pública do nosso país.
Sobre a Sociedade Portuguesa de Hipertensão:
A Sociedade Portuguesa de Hipertensão foi fundada a 24 de Junho, por um grupo de médicos interessados por hipertensão arterial. A crescente prevalência da Hipertensão Arterial e a necessidade de alertar a população para os riscos e para a prevenção da hipertensão arterial motivou a fundação desta sociedade científica. O factor que mais contribuiu para a criação desta sociedade foi o facto da hipertensão arterial ser uma doença transversal a várias áreas médicas como a medicina interna, a medicina familiar, a cardiologia, a nefrologia, a endocrinologia, a epidemiologia, a genética, o nutricionismo, a farmacologia e a saúde pública. A criação desta entidade surge também da necessidade de representar Portugal nas reuniões das Sociedades de Hipertensão Europeia e Internacional.
Sobre a Associação Portuguesa dos Nutricionistas:
A Associação Portuguesa dos Nutricionistas foi criada em 1982 para representar os Nutricionistas em Portugal. Nesse sentido, esta Associação tem tentado ao longo dos anos, promover, valorizar e dignificar a profissão, intensificando a aproximação dos Nutricionistas com outros profissionais. Garantir a integração dos Nutricionistas na definição das opções de política nutricional e alimentar, tem sido outro dos grandes objectivos da Associação, a par do seu contributo para o desenvolvimento das Ciências da Nutrição e Alimentação.