INEM atendeu 3400 chamadas de emergência por dia
Em relação ao mesmo período do ano passado, foram atendidas mais 34.789 chamadas, o que representa um aumento de 6% dos contactos recebidos pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), segundo dados hoje divulgados, citados pelo Diário Digital
Os telefonemas feitos para o 112 são atendidos primeiro pela PSP, que encaminha para os CODU do INEM as chamadas que digam respeito a situações de emergência médica.
Janeiro e Março foram este ano os meses com maior número de chamadas de emergência, enquanto em Fevereiro e Abril se registou o menor número.
O INEM aproveita para apelar aos cidadãos para que numa chamada urgente informem a localização exacta, o número do qual estão a ligar, o tipo de situação, a idade e sexo das pessoas que necessitam de socorro e as principais queixas e alterações.
“As perguntas colocadas pelos profissionais dos CODU são essenciais na actuação do INEM, pois permitem determinar o tipo de emergência e o meio de socorro mais indicado para dar resposta à situação”, lembra o INEM.