Vacina pneumocócica a ser negociada com farmacêutica
Em resposta a uma questão colocada pelo Bloco de Esquerda, a tutela informou o grupo parlamentar de que a Direcção-Geral de Saúde, o Infarmed e a central de compras do SNS se encontram a negociar com uma farmacêutica, avança o jornal i. A resposta do Ministério da Saúde não avança, por isso, quando será comparticipada esta vacina, que neste momento significa uma despesa na casa dos 250 euros para as famílias.
O pedido de informação do Bloco de Esquerda surge quando passa mais de um ano desde que a Assembleia da República recomendou ao Governo a inclusão da vacina pneumocócica no Programa Nacional de Vacinação (PNV). Em Fevereiro, quando esta resolução completou um ano, a Direcção-Geral de Saúde garantiu que o assunto era prioritário e disse esperar ter conclusões sobre o dossier em três meses.
A vacina previne infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae como meningites, pneumonias ou otites. Actualmente só as crianças com doenças que as tornam mais vulneráveis à infecção, incluindo portadores de algumas doenças genéticas e raras, têm acesso a vacinação gratuita.