No âmbito do Programa Gilead GÉNESE

200 mil euros para projectos científicos e de iniciativa comunitária

Está aberta a fase de candidaturas ao Programa Gilead GÉNESE para o ano de 2014.

Este programa, criado em 2013, conta com o apoio da Gilead Sciences de 200 mil euros a projectos nacionais de natureza científica e de iniciativa comunitária. Instituições, organizações, sociedades ou associações ligadas à Saúde são os destinatários deste programa que pretende, a nível nacional, incentivar a investigação, a promoção de conhecimento, o desenvolvimento científico, a geração de dados e a implementação de boas práticas de acompanhamento dos doentes nas áreas de infecção por VIH/SIDA, hepatites virais crónicas B e/ou C, infecções fúngicas invasivas e fibrose quística.

À primeira edição do Programa Gilead GÉNESE, em 2013, concorreram 43 projectos nacionais, tendo sido seleccionados 14 pela Comissão de Avaliação, entre os quais o projecto de iniciativa comunitária “Diagnóstico precoce e acesso a cuidados de saúde” das Associações AJPAS, GAT e Ser+, e o projecto “Diagnóstico, Prognóstico e Tratamento Personalizado de Fibrose Quística” da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, coordenado por Margarida Amaral.

“Este Programa de 2014 deverá atrair um número ainda maior de candidaturas dada a amplitude dos temas escolhidos e a sua adequação ao que vão fazendo - e desejam fazer ainda mais e melhor - os diversos grupos de trabalho que têm estado activos nos temas seleccionados” explica o Professor Doutor Daniel Serrão, membro da Comissão Consultiva da edição de 2014 do Programa Gilead GÉNESE.

O Programa Gilead GÉNESE destina-se a apoiar projectos de natureza científica e de iniciativa comunitária, nas seguintes temáticas:

Rastreio, diagnóstico precoce e educação para a saúde, incluindo prevenção;

Adesão e persistência aos antivirais com geração de resultados avaliados pelos doentes (qualidade de vida, preferência);

Resultados em saúde em Portugal — estudos clínicos, epidemiológicos, de avaliação económica ou financiamento;

Investigação básica e translacional que possibilite a geração de resultados com aplicação clínica;

Intervenção comunitária e cívica, tendo em vista uma melhoria dos cuidados de saúde prestados e uma melhor literacia.

Este ano, a avaliação dos projectos submetidos será efectuada por duas Comissões de Avaliação, uma dedicada à área científica e outra à avaliação de projectos de iniciativa comunitária, que integram Profissionais experientes e Peritos em diferentes áreas que serão os responsáveis pela apreciação da pertinência e carácter inovador das candidaturas, bem como da sua qualidade, organização e metodologia, de acordo com os critérios definidos e o regulamento aplicável.

“Esperamos que os apoios concedidos ao abrigo do Programa Gilead GÉNESE representem um válido contributo ao nível da optimização da prática clínica, da melhoria da qualidade de vida dos doentes e dos resultados em saúde”, explica Cristina Bernardo, Directora Geral da Gilead Sciences Portugal.

A submissão de candidaturas poderá ser efectuada até ao dia 17 de Agosto e os projectos seleccionados serão divulgados durante o mês de Novembro.

Para obter mais informações sobre o Programa Gilead GÉNESE pode ser consultada a página oficial www.gileadgenese.pt.

 

Fonte: 
GCI
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock