Quotas do Enfermeiros à sua Ordem reduzidas em 10%
A quota mensal de 10 euros cobrada pela Ordem dos Enfermeiros passa a ser de nove euros. Por idênticas razões desde 2 de Junho já está em vigor a redução em 50% da taxa de atribuição do título de Enfermeiro Especialista.
“Também sensíveis ao contexto que vivemos, o Conselho Directivo entendeu que seria o momento oportuno para proceder a esta proposta de redução em cerca de 10%”, explica a Enf.ª Isabel Oliveira, Presidente do Conselho Directivo Regional da Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros (OE).
Sobre a redução de 50% na taxa de atribuição do título de Enfermeiro Especialista, diz que cumpre um compromisso eleitoral dos actuais Órgãos Sociais, e introduz “uma discriminação positiva”, pois os requerentes já são enfermeiros, membros da OE.
Recorda que durante o mandato anterior dos Órgãos Sociais da Ordem dos Enfermeiros foi aprovado o aumento progressivo das quotas, que atingiriam o valor mensal de 10 euros a partir de Janeiro de 2014.
Quinta-feira a Assembleia Regional do Centro, em sessão extraordinária, irá discutir e aprovar o Orçamento Rectificativo para o ano de 2014, tendo em conta a redução das receitas, de menos um euro cobrado mensalmente aos cerca de 14 mil enfermeiros inscritos na SRC.
A medida, com efeitos retroactivos a 1 de Janeiro de 2014, já tinha sido proposta pelo Conselho Directivo à Assembleia Geral da OE, que a aprovara em Abril.
Teve em atenção a efectiva redução de rendimentos por parte dos enfermeiros, o facto de a crise socioeconómica levar muitos colegas a viverem situações de emprego precário, e a adopção de medidas que aumentaram a eficiência de gestão interna da Ordem dos Enfermeiros.