Dinheiro já tem destino

Hospitais recebem reforço de 300 milhões

Despacho foi assinado no fim de Junho. As verbas devem chegar às instituições esta semana.

O Ministério da Saúde não vai esperar pelo Orçamento Rectificativo para injectar mais dinheiro nos hospitais públicos. De acordo com a edição desta terça-feira do jornal “Diário Económico”, citado pela RR o ministério de Paulo Macedo vai libertar 300 milhões de euros, um reforço que já tinha sido anunciado em Abril.

O dinheiro já tem destino. De acordo com o jornal, que cita fonte do ministério, vai para intervenções consideradas prioritárias, por exemplo, a aquisição de material hospitalar no IPO de Lisboa, a finalização das obras do Centro Materno Infantil do Norte ou o início do projecto de unificação das maternidades do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

Este balão de oxigénio chega depois da “troika” ter reconhecido o sub-financiamento dos hospitais (nos documentos que encerraram a 11ª avaliação) e numa altura em que as dívidas dos hospitais aos fornecedores voltaram a crescer - de acordo com a última síntese da execução orçamental as dívidas vencidas estão agora em 773 milhões.

De acordo com fonte oficial do Ministério da Saúde, o secretário de Estado do Orçamento assinou um despacho no dia 26 de Junho que liberta a verba. O dinheiro deverá chegar às instituições do Serviço Nacional de Saúde ainda esta semana.

 

Fonte: 
RR
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock