Primeira escola de atletismo para pessoas com deficiências físicas e psicomotoras
A adesão à iniciativa superou todas as expectativas. O objectivo de 50 mil quilómetros, o equivalente a 50 mil euros a serem doados por Rexona, valor necessário para viabilizar o projecto, foi alcançado logo na primeira semana da acção, tendo sido percorridos um total de mais de 135 mil quilómetros, o equivalente a quase 339 mil voltas na pista do estádio do Jamor.
A forma de participação era simples: por cada km corrido, Rexona daria 1€ para a construção desta escola, pioneira em Portugal. A iniciativa decorreu em 29 ginásios aderentes, espalhados pelo país, sendo a participação totalmente gratuita. Mesmo após o objectivo estar cumprido, atingida a meta dos 50 mil quilómetros, Portugal não parou de correr por esta causa.
70 jovens abrangidos pelo projecto
O atleta paraolímpico Jorge Pina, mentor da iniciativa, será o director técnico da escola que tem arranque previsto para Setembro deste ano. Com uma capacidade para receber 70 alunos, jovens do 3º ciclo do ensino básico, a escola será um espaço onde cidadãos com limitações físicas e psicomotoras poderão praticar desporto e onde poderão ser formados os futuros atletas do desporto adaptado. As infra-estruturas da escola funcionarão em três pólos, localizados em Lisboa, nomeadamente: Estádio Universitário, Inatel – Parque de Jogos 1º de Maio e Pista de Atletismo Municipal Prof. Moniz Pereira.
Parceiros do projecto, além da Associação Jorge Pina e Rexona, são a Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Federação Portuguesa de Atletismo, Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, Instituto Português do Desporto e Juventude e Instituto Nacional para a Reabilitação.
Mensagem de Agradecimento
Para agradecer a participação de todos, acaba de arrancar uma campanha de TV em que Jorge Pina agradece o contributo e a mobilização do país em torno desta causa. De recordar que Jorge Pina começou por ser pugilista profissional, modalidade que abandonou depois de esta sua “paixão” lhe ter afectado gravemente a visão, tendo hoje em dia apenas 10% da visão do olho direito.
Rexona é uma marca da Unilever uma das empresas líderes em produção de bens de grande consumo em todo o mundo. Uma das ambições da empresa é melhorar a saúde, a nutrição e a higiene, ajudando mais de mil milhões a tomar iniciativas que melhorem a sua saúde e bem-estar. Têm também o compromisso de que, em 2020, todas as nossas matérias-primas agrícolas serão de origem sustentável. Os nossos três grandes objectivos são suportados por uma agenda com mais de 50 medidas, expressas no Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP – Unilever Sustainable Living Plan).