Contribuem para a sustentabilidade do sistema de saúde
A farmacêutica e o jornal económico premeiam, pelo terceiro ano consecutivo, as melhores práticas de sustentabilidade no sector da saúde em Portugal. O galardão é entregue numa cerimónia que decorre no dia 5 de Junho às 17h30, no Hotel Ritz.
O Prémio Saúde Sustentável tem como objectivo distinguir e premiar entidades, individuais ou colectivas, públicas ou privadas, prestadoras de cuidados de saúde – hospitalares, cuidados primários ou cuidados continuados –, que se tenham destacado por promover e implementar princípios e acções de sustentabilidade com impacto tangível na saúde. O Prémio Saúde Sustentável irá ainda distinguir a Personalidade que mais se destacou na promoção de práticas sustentáveis na área da saúde, em Portugal.
A edição deste ano conta com a parceria da Accenture, responsável pelo desenvolvimento da metodologia de avaliação das candidaturas e com uma nova categoria denominada “Contributos para a Sustentabilidade”.
O júri da 3.ª Edição do Prémio Saúde Sustentável é presidido por Jorge Sampaio e é composto por personalidades de relevo na área da Saúde: Abel Mateus, Professor de Economia, Universidade Nova de Lisboa e University College de Londres; Adalberto Campos Fernandes, Presidente da Comissão Executiva, SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde; Alberto Inez, Director-Geral, Sanofi; Alexandre Lourenço, Vogal do Conselho Directivo, ACSS; António Couto dos Santos, Ex-Ministro da Educação; António Parreira, Director Clínico, Fundação Champalimaud; Diogo Lucena, Membro do Conselho de Administração, Fundação Calouste Gulbenkian; Eurico Castro Alves, Presidente, Infarmed; Francisco Batel Marques, Professor, Faculdade Farmácia da Universidade Coimbra; Heitor Costa, Director Executivo, Apifarma; Helena Garrido, Administradora, Cofina Media; José Mendes Ribeiro, Membro do Conselho Científico da Fundação Francisco Manuel do Santos; Maria de Belém Roseira, Ex-Ministra da Saúde; Pedro Pita Barros, Professor de Economia, Universidade Nova de Lisboa e Teresa Caeiro, Deputada, Assembleia da República.
Esta é uma iniciativa anual, voltada para a sociedade, que procura estimular uma visão sustentável dos recursos na saúde em Portugal, tendo a Sanofi a intenção de, a cada ano, tornar o Prémio Saúde Sustentável cada mais abrangente, indo ao encontro do objectivo da empresa de ver a saúde como um todo.