5ª edição do Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão
Neste Congresso, que ambiciona apresentar propostas para os desafios actuais da área da saúde respiratória em Portugal, a Telemedicina e a Reabilitação Respiratória estão em destaque.
No dia 5 pelas 16h45, realiza-se um workshop sobre Telemedicina, onde são apresentados e analisados os resultados de projectos-piloto que estão já a ser implementados em Portugal e que evidenciam as mais-valias da introdução desta ferramenta na gestão do doente crónico.
No segundo dia do Congresso, pelas 9h00, decorre uma apresentação sobre a Reabilitação Respiratória, intervenção indicada como parte integrante do tratamento de doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) sintomáticos, onde são abordadas as bases, os fundamentos e os objectivos deste tratamento. A sessão finaliza com o testemunho real de um doente respiratório que irá demonstrar, na primeira pessoa, os benefícios da Reabilitação Respiratória a nível do estado clínico e da melhoria da qualidade de vida.
A patologia respiratória do sono, o cancro do pulmão e o impacto das pneumonias em Portugal são alguns dos temas também abordados ao longo dos dois dias. O Congresso conta com a presença de especialistas de renome e representantes de entidades na área da saúde, como Francisco George, Director Geral de Saúde, Henrique Martins, Presidente do SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), Agostinho Marques, Director da Faculdade de Medicina do Porto e Helena de Freitas, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra.