Secretária de Estado promove ciência
Entre 20 e 22 de Maio, a secretária de Estado vai visitar universidades e manter encontros "com entidades governamentais e políticas, personalidades israelitas da área da ciência, instituições científicas e de divulgação de ciência e cultura científica", adiantou o Ministério da Educação e Ciência, em comunicado.
Acompanhada de investigadores, representantes da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e representantes de centros de investigação e desenvolvimento (I&D) de instituições de ensino superior nacionais, Leonor Parreira vai promover a colaboração em áreas como Tecnologias de Informação e Comunicação, as Ciências da Saúde, a Engenharia dos Materiais, as Nanotecnologias e as Ciências do Ambiente.
Este será um passo inicial para um "memorando de entendimento em matéria de colaboração científica", que Portugal e o Estado de Israel podem vir a assinar "num futuro próximo", e que seria "o primeiro ato oficial de colaboração científica na história das relações bilaterais entre os dois Estados", havendo já sido manifestado interesse, por ambas as partes, para que esse memorando se concretize.
"A capacidade científica e tecnológica do Estado de Israel é conhecida mundialmente, sendo este o país com o maior investimento mundial de PIB em ciência (mais de 4%), 80% do qual é proveniente do sector privado. Israel é a quarta potência mundial em produção científica, e tem também o mais alto rácio de cientistas, técnicos e engenheiros na população activa (140 por cada 10 mil)", acrescenta o MEC, no comunicado.