UHDC assinala dia com rastreios aos pulmões

31 de Maio, Dia Mundial sem Tabaco

No dia 31 de Maio, a União Humanitária dos Doentes com Cancro assinala o Dia Mundial sem Tabaco com rastreios aos pulmões, na 1ª Feira da Saúde de Belém, nos Jardins Vasco da Gama, em Lisboa.

O cancro do pulmão é a 1ª causa de morte por doença oncológica em Portugal, sendo responsável por mais de 4 mil mortes por ano, quase 11 por dia. Estima-se que a incidência de cancro do pulmão é de 38 casos de cancro no pulmão por cada 100 mil habitantes: 29 por 100 mil, no homem, e de 9 por 100 mil, na mulher.

Assim, para assinalar o Dia Mundial sem Tabaco, a 31 de Maio, a União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) realiza rastreios aos pulmões, na 1ª Feira da Saúde de Belém, nos Jardins Vasco da Gama, em Lisboa.

A UHDC promove esta campanha de prevenção do cancro do pulmão com o objectivo de alertar a população para os malefícios do tabaco e evidenciar os efeitos nocivos que o monóxido de carbono produz sobre o organismo. A UHDC procura ainda incentivar as pessoas a não fumar e a adoptar um estilo de vida saudável, como forma de contribuir para diminuir os índices de mortalidade do cancro em Portugal.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, morrem anualmente 5,4 milhões pessoas de devido ao tabaco o que equivale a dez mil mortes por dia, aproximadamente 416 por hora.

Abraçando os lemas “O consumo do tabaco é a causa de morte que mais se pode prevenir” e “Não Fume! Por si. Pela sua família. Pela sua Saúde e pela dos que o rodeiam”, Cláudia Costa, porta-voz da UHDC, refere que “deixar de fumar é a principal acção preventiva que um fumador pode ter, pois, diminui significativamente o risco de aparecimento do cancro do Pulmão.”

A presença da UHDC na 1ª Feira da Saúde de Belém conta, também, com duas campanhas, uma para admissão de novos associados e voluntários e outra para inscrições no projecto de Ocupação de Tempos Livres da UHDC para jovens no verão. As inscrições podem ser realizadas no stand da Associação, nos dias 30 e 31 de Maio, entre as 10h00 e as 18h00.

Cláudia Costa incentiva a população referindo que “esta é uma excelente oportunidade para todos conhecerem pessoalmente a obra da Associação e, caso tenham interesse, inscreverem-se como associados e voluntários, ou no projecto de Ocupação de Tempos Livres do verão. Este projecto, dirigido a jovens estudantes, visa proporcionar uma ocupação enriquecedora dos tempos livres dos mais novos e incentivar os valores da solidariedade”.

 

Actividades em curso no Stand da UHDC

1ª Feira da Saúde de Belém, nos Jardins Vasco da Gama – Lisboa (entrada livre)

Rastreios aos pulmões:

Data: 31 de Maio / Hora: 12h às 18h

Método do rastreio: Smokerlyser é o aparelho de medição com bocais descartáveis, utilizado pela UHDC, que mede os níveis de monóxido de carbono nos pulmões, em apenas 45 segundos. Para efectuar o rastreio basta encher os pulmões de ar e soprar para o bocal do aparelho até os esvaziar.

Admissão de associados e voluntários/ inscrições para o projecto de Ocupação de Tempos Livres para jovens no verão

Data: 30 e 31 de Maio / Hora: 10h às 18h

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock