Quase 7% dos portugueses teve asma
O número de casos estabilizou no último ano, diz o alergologista João Fonseca. No entanto, ainda não é possível um controlo efectivo da incidência da doença nas crianças. Nos mais novos, a asma é muitas vezes confundida com outras situações clínicas.
“Estamos numa fase de estabilização do número de casos, mas que, infelizmente, em alguns grupos, nomeadamente nas crianças, ainda é bastante mal controlado, ou seja ainda é bastante aquém dos objectivos dos tratamentos que nós temos”, reconhece.
João Fonseca foi o coordenador da equipa de especialistas portugueses que criou o primeiro teste clínico para avaliar o controlo da asma e rinite alérgica em crianças. O CARATkids “é o primeiro teste a nível mundial que avalia a asma juntamente com a renite, que é a patologia que mais acompanha a asma”, refere.
Trata-se de “um questionário curto, preenchido quer pela criança, quer pelos pais”, que permite, “de uma forma muito fácil e muito concreta”, controlar a doença e, assim, “saber se a pessoa está perto de atingir os objectivos do tratamento ou se, pelo contrário, deveria fazer alguma coisa para os conseguir.”
O CARATkids foi testado em 11 hospitais nacionais e está a ser usado em unidades hospitalares holandesas.
A asma é uma doença inflamatória crónica das vias respiratórias que causa redução ou obstrução reversível e recorrente no fluxo de ar. Os principais sintomas são a tosse, a dificuldade respiratória, a dor ou ardência do peito e a sibilância.