Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica alerta

Níveis de pólenes no ar vão estar muito elevados no continente português

A concentração de pólenes no ar vai estar muito elevada em todo o território continental e em níveis baixos a moderados nas regiões autónomas a partir de sábado, informa a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.

Segundo o Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), para a semana, até 9 de Maio, os níveis de pólenes vão estar muito elevados em todas as regiões do território continental.

Nos Açores e na Madeira os pólenes encontram-se em níveis baixos a moderados, com predomínio, nos Açores, para os pólenes de urtigas, pinheiro, plátano, cipreste e erva parietária e, na Madeira, para os pólenes de erva parietária, pinheiro, gramíneas e plátano.

A alergia ao pólen é causa frequente de manifestações alérgicas, que podem ser do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).

O Boletim Polínico efectua a divulgação semanal sobre os níveis de pólenes existentes no ar atmosférico recolhidos através da leitura de vários postos que fazem uma recolha contínua dos pólenes em várias regiões do país

Fonte: 
Jornal de Notícias Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock