Quando os cidadãos ajudam a fazer Ciência

Projecto SOCIENTIZE

Através de um computador com ligação à Internet, a Ciência está agora a um passo do cidadão.

O projecto SOCIENTIZE disponibiliza milhares de tarefas científicas prontas a serem realizadas por qualquer cidadão que queira contribuir para um ou mais projectos científicos. Desde marcar células tumorais para ajudar na descoberta de potenciais fármacos para combater o cancro (cellspotting.socientize.eu), a descobrir os caminhos da mente (mindpaths.socientize.eu) e a contar manchas solares (sun4all.socientize.eu), fazer Ciência já não é só para cientistas, mas para todos os que queiram fazer parte dela.

Como integrantes da rede de públicos do SOCIENTIZE estão investigadores de entidades públicas, universidades e institutos de investigação de todas as áreas, professores e estudantes das universidades e escolas secundárias, empresas privadas com interesses em tecnologia e inovação, centros artísticos, jornalistas, organizações de divulgação científica e todos os cidadãos que queiram participar.

Em Portugal, o SOCIENTIZE é coordenado pela Universidade de Coimbra e pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, contando com a parceria da Universidade de Saragoça (Espanha), Universidade Federal da Campina Grande (Brasil), Tecnara (Espanha) e do Centro para a Inovação Social (ZSI, Áustria).

Saiba mais em socientize.eu

Fonte: 
Liga Portuguesa Contra o Cancro
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock