Sensibilidade dentária
As causas possíveis para a sensibilidade dentária incluem:
- Cárie dentária;
- Dentes fracturados;
- Restaurações gastas;
- Problemas periodontais;
- Desgaste dentário;
- Exposição da raiz do dente.
Num dente saudável, uma camada de esmalte protege a coroa do dente acima da margem gengival. Por baixo da gengiva o cemento protege a raiz do dente. Por baixo do esmalte e do cemento está a dentina, que é menos densa que o esmalte e o cemento, e contem inúmeros túbulos microscópicos. Quando a dentina perde a sua cobertura protetora estes túbulos permitem que o calor, frio ou ácidos atinjam a polpa e causem dor. A dentina também pode estar exposta por recessão da gengiva. O resultado pode ser hipersensibilidade.
A dor de hipersensibilidade é uma dor forte e rápida, semelhante a um “arrepio”, quando os dentes entram em contacto com o frio, calor, ácidos ou ao toque.
Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde oral. A dor pode levar a que a remoção da placa bacteriana (escovagem e fio) não seja tão eficaz, tornando os dentes mais vulneráveis à cárie e doenças gengivais.
Os dentes sensíveis podem ser tratados. O tipo de tratamento depende da causa da sensibilidade. O profissional de saúde oral pode sugerir uma variedade de tratamentos, como:
- Dentífricos e elixires para a hipersensibilidade
Estes produtos contêm compostos que ajudam a bloquear a transmissão de sensações da superfície do dente ao nervo do dente e, normalmente, requer várias aplicações até a sensibilidade ser aliviada.
- Gel fluoretado
Este produto vai fortalecer o esmalte e reduzir a transmissão de estímulos.
- Aplicação de adesivos dentinários
Estes produtos têm que ser aplicados em consultório dentário e criam uma barreira física aos estímulos que provocam a dor.
- Restauração ou coroa
Estes procedimentos normalmente usam-se para dentes que apresentam cárie dentária.
- Cirurgia de contorno gengival
Se o tecido gengival foi perdido pode optar-se pelo recobrimento radicular que protegerá o dente e reduzirá a sensibilidade
- Endodontia ou desvitalização
Se a sensibilidade for persistente e não pode ser tratada por outro meio pode optar-se pela desvitalização do dente o que eliminará de vez o problema.
Uma higiene oral adequada é a chave para prevenir problemas de sensibilidade dentária.