Micro dispositivos para monitorização cardíaca
Esta actividade é bem o corolário do elevado nível de diferenciação do Serviço de Cardiologia dirigido por Margarida Leal e que assim se mantém na vanguarda das técnicas de monitorização cardíaca.
Os implantes foram realizados hoje pelo cardiologista Vítor Martins e pela sua equipa em pacientes com síncopes de repetição e de causa desconhecida.
O novo sistema de monitorização de arritmias cardíacas é 80% menor que os dispositivos actualmente disponíveis. Apesar de ser significativamente mais pequeno, o novo dispositivo permite uma monitorização contínua durante três anos e é disponibilizado com um sistema monitorização remota (wireless), que permite uma avaliação à distância do aparelho e possibilita o envio de notificações perante a presença de determinadas arritmias cardíacas.
“Este dispositivo cardíaco está indicado para doentes que apresentem sintomas como síncope (sensação de desmaio), tonturas, palpitações e dores no peito ou pacientes com um risco aumentado de arritmias cardíacas. Este novo micro monitor cardíaco permite um diagnóstico mais preciso de eventuais problemas relacionados com o ritmo do coração e consequentemente um tratamento mais rápido e adequado a cada um dos doentes”, explica Vítor Martins, cardiologista do Hospital Distrital de Santarém.