Higiene das mãos no combate às resistências aos antimicrobianos
Em 2014, a campanha está centrada na seguinte mensagem: “Papel da higiene das mãos no combate às resistências aos antimicrobianos (RAM)”. Em Portugal, a Direcção-Geral da Saúde, através do Programa de Prevenção e Controlo de Infecção e Resistências aos Antimicrobianos (DGS/PPCIRA) associa-se, como habitualmente, a esta iniciativa, promovendo um evento que se realizará, dia 5 de Maio, no Anfiteatro do Edifício Tomé Pires, no Infarmed, em Lisboa.
Criado em Maio de 1999, o PPCIRA, sob a direcção de José Artur Paiva, é resultado da junção do Programa Nacional de Prevenção e Controlo das Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (PNCI) e do Programa Nacional de Prevenção e Resistência aos Antimicrobianos (PNPRA) constituindo um Programa de Saúde Prioritário. Tem, como objectivo, "reduzir as infecções associadas aos cuidados de saúde, evitáveis, através da implementação de práticas baseadas na evidência".
Semana da Higiene das Mãos
A DGS determinou que, na semana de 5 a 9 de Maio, será comemorada a Semana da Higiene das Mãos, alertando-se para as "precauções básicas e resistências aos antimicrobianos". Assim, solicitou a todas as unidades de saúde a promoção interna de iniciativas, sugerindo os seguintes temas a serem desenvolvidos durante essa semana:
- Avaliação do nível de limpeza das superfícies de contacto frequente
- Apresentação dos resultados de auditorias às Precauções Básicas
- Apresentação de resultados de estudos de prevalência, propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS para realização em Março e Abril de 2014 (profilaxia antibiótica cirúrgica e microrganismos multirresistentes)
- Apresentação de resultados de auditorias à adesão dos profissionais à higiene das mãos
Para o efeito, é referido em comunicado, que a “DGS/PPCIRA disponibiliza diversos materiais de suporte, traduzidos para a Língua Portuguesa e que as Unidades de Saúde podem utilizar nas acções internas de sensibilização de profissionais de saúde, doentes e visitantes, para estas problemáticas, relevantes para a segurança dos cuidados”.
O mesmo documento refere que a DGS/PPCIRA “convidou todos os hospitais públicos e privados a participar em dois estudos de prevalência propostos pela OMS (profilaxia antibiótica cirúrgica e microrganismos multirresistentes mais relevantes), tendo havido uma boa adesão dos hospitais pelo que, é de louvar o empenho e dedicação quer dos Gestores, quer dos Profissionais de Saúde”.