Conferência de imprensa sobre a criação do Estatuto de Doente Crónico
A Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM), juntamente com 50 Associações de Doentes, promove, no dia 9 de Abril, a partir das 11h30, uma conferência de imprensa, a propósito da necessidade da criação do Estatuto de Doente Crónico e da Tabela Nacional de Incapacidades e Funcionalidades da Saúde para todos os doentes crónicos, até agora recusada pelo Governo. A conferência decorre na sede da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica, na Rua Al Berto, lote 8, em Lisboa.
Na conferência de imprensa vão estar representadas 50 Associações de Doentes portadoras de doenças crónicas que, há cerca de quatro anos, lutam pela criação do Estatuto do Doente Crónico.
Para Paulo Alexandre, presidente da TEM e primeiro subscritor da petição pela criação deste estatuto “a legislação existente não define com clareza o que é a doença crónica, por isso, a criação do Estatuto de Doente Crónico e da Tabela Nacional de Incapacidades e Funcionalidades da Saúde é crucial para colmatar as graves dificuldades e entraves com as quais os doentes crónicos se debatem quer no acesso aos cuidados de saúde e nos locais de trabalho”.
E acrescenta: “A não publicação do Estatuto de Doente Crónico tem implicações graves na vida dos doentes crónicos, uma vez que não permite salvaguardar os seus direitos e gera injustiças na avaliação dos doentes crónicos”.
A esclerose múltipla é uma doença auto-imune, degenerativa do sistema nervoso central, que afecta jovens adultos com idades entre os 20 e os 40 anos, mas sobretudo mulheres jovens. Estima-se que esta doença afecta mais de 5 mil portugueses.
Sobre a TEM
A Associação Todos com Esclerose Múltipla tem por objectivo contribuir para melhorar as condições de vida dos doentes com Esclerose Múltipla (EM) por todos os meios e através de todas as acções que se afigurem oportunas, tais como intervir junto dos organismos competentes para obter formas de apoio.