Anafilaxia é tema da Semana Mundial da Alergia
O tema desta edição será “Anafilaxia – Quando a Alergia É Grave ou Fatal” e chamará a atenção para a necessidade de mais educação, preparação e disponibilização de recursos para o tratamento e prevenção da anafilaxia.
A anafilaxia é uma reacção alérgica grave com início súbito, minutos ou poucas horas após contacto com um alimento, medicamento ou picada de insecto. A reacção afecta mais que um sistema orgânico. Os sintomas, que diferem de um episódio para outro, podem incluir alterações da pele, problemas respiratórios, cardiovasculares ou abdominais ou outros sintomas generalizados. Se não for tratada adequadamente, a anafilaxia pode conduzir à morte.
Em comunicado, Lanny Rosenwasser, presidente da Organização Mundial de Alergia (WAO), refere que a morte por anafilaxia pode ser prevenida. “Tal como noutros procedimentos de emergência, é crítico saber como actuar quando a anafilaxia ocorre. Todos devem conhecer os sintomas possíveis, de que forma posicionar a vítima e como administrar adrenalina. Quaisquer indivíduos com alergia devem consultar o seu imunoalergologista acerca do possível risco de anafilaxia e criar um plano de actuação para o caso de esta ocorrer, incluindo educação sobre como administrar adrenalina auto injectável. Doentes em risco de anafilaxia grave ou fatal, devido a asma, doença coronária ou problemas de tensão arterial devem falar com o seu médico acerca dos desencadeantes possíveis, assim como fazer alterações no seu estilo de vida para prevenir um episódio de anafilaxia”.
A WAO compilou uma lista de ligações online para as organizações nacionais que divulgam informações acerca desta doença, assim como recursos online dirigidos a profissionais de saúde em www.worldallergyweek.com.
“Para aumentar a divulgação de informações durante a Semana Mundial de Alergia 2014, diversas Sociedades nacionais membros da WAO irão organizar eventos locais dedicados a esta temática. Todos os que tiverem interesse em saber mais acerca de anafilaxia podem participar, contactando as suas Sociedades nacionais”, disse em comunicado Motohiro Ebisawa, presidente do comité de comunicação da WAO.