Hospital CUF Descobertas promove

Rastreios gratuitos às alergias

O Centro de Alergia do Hospital CUF Descobertas promove um rastreio gratuito, aberto à população, no próximo dia 7 de abril, para assinalar o início da Semana Mundial da Alergia.

A iniciativa, que tem como lema "Anafilaxia – Quando as alergias podem ser graves e fatais", conta com o apoio da Associação Portuguesa de Asmáticos e Alérgicos e decorre das 8h30 às 12h30.

Em comunicado, Mário Morais de Almeida, coordenador do Centro de Alergia do Hospital CUF Descobertas disse que "a anafilaxia é a reação alérgica mais grave, que pode resultar em dificuldade respiratória, perda de consciência ou mesmo morte se não for imediatamente tratada. Pode ocorrer em qualquer criança após ter sido exposta a uma substância que é alérgica, pelo que o diagnóstico precoce das alergias na idade infantil é importante".

O imunoalergologista acrescentou ainda que "os sintomas de anafilaxia podem incluir prurido cutâneo (comichão), urticária e/ou edema dos lábios, língua, pálpebras ou outras regiões do corpo, tosse, dificuldade respiratória ou pieira, náuseas e vómitos, cólicas abdominais e diarreia".

Na criança, as causas mais frequentes de anafilaxia estão relacionadas com alimentos, como o leite de vaca, ovo, amendoim, frutos secos (noz, avelã, amêndoa), frutos frescos, marisco, peixe e trigo. Outras causas possíveis são os medicamentos, como é o caso dos anti-inflamatórios e dos antibióticos, o frio ou as picadas de insectos (abelhas e vespas).

A alergia é uma resposta exagerada do sistema de defesas do corpo humano a uma substância presente no ambiente, que por si só não seria uma agressão para o organismo. As alergias são a sexta doença mais frequente no mundo e estima-se que afectem mais de 10% da população mundial e quase um terço dos portugueses.

Fonte: 
Vital Health
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock