Abertas candidaturas na área da investigação

Prémio em Contracepção 2014

A Sociedade Portuguesa de Contracepção (SPDC) recebe de 1 de Abril até 31 de Julho as candidaturas ao 3º Prémio na área da contracepção, que tem o apoio da farmacêutica húngara Gedeon Richter. Esta atribuição visa premiar estudos de investigação nacionais na área da saúde sexual e reprodutiva.

Podem candidatar-se a este projecto licenciados, profissionais de saúde ou educação na área da saúde sexual e reprodutiva, sócios da SPDC, sendo o vencedor premiado com o montante de 6 mil Euros.

A direcção da Sociedade Portuguesa da Contracepção (SPDC), realça que “A investigação científica é muito importante para a promoção e desenvolvimento de soluções inovadoras e eficazes, na área da saúde sexual e reprodutiva. Estas iniciativas constituem um incentivo essencial aos investigadores nacionais, sendo a área da saúde sexual e reprodutiva uma das áreas consideradas mais importantes no investimento da saúde e uma das que tem mais impacto na população.”

A entrega do prémio em Contracepção, projecto criado em 2011, vai ocorrer no Congresso da Federação Portuguesa das Sociedades de Obstetrícia e Ginecologia, em Outubro em Lisboa. O júri é constituído por cinco membros da SPDC e o vencedor será anunciado em Setembro.

Em 2013, o Prémio em Contracepção foi atribuído ao trabalho “Infecção pelo vírus da Imunodeficiência Humana, contracepção e sexualidade: o que (não) sabemos?” da autoria de Luísa Machado, Ana Amaral, Ana Sofia Fernandes, Rosário Serrão, Marina Moucho, Jorge Beires e Antónia Costa, do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, Unidade Autónoma de Gestão (UAG) Clínica da Mulher, Serviço de Doenças Infecciosas, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Centro Hospitalar de S. João, Porto, Portugal.

“A SPDC continua a promover a formação e a promoção da contracepção segura. Os profissionais de saúde têm um papel fundamental na prevenção de uma gravidez não desejada e de uma sexualidade segura. Novos projectos que melhorem a realidade nacional são sempre bem-vindos.” explica a direcção da SPDC.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock