Saiba tudo

Porque adormecem os homens após o sexo?

Atualizado: 
19/03/2014 - 15:56
Esta é uma situação que levanta algumas dúvidas na maioria das mulheres. Será porque não existe amor? Será o sexo o único interesse que os homens têm?

Para tentar explicar melhor porque é que os homens adormecem após o sexo, iremos primeiro analisar quais as razões que podem levar as mulheres a sentirem um sentimento de rejeição ou de mal-amadas pelos seus parceiros.

Concretamente, salvo algumas exepções, o sexo antecede-se de uma fase de romance em que o homem procura cortejar a mulher, tentando proporcionar-lhe um misto de emoções positivas de afecto e carinho, com o objectivo de despertar a sua atenção. Faz todo o sentido que após toda esta envolvência a mulher se sinta desejada, e que, existindo também uma atracção da sua parte, acabe por se envolver com a pessoa que a fez sentir especial.

Tudo aparenta ser normal, a relação dos dois segue o seu rumo natural acabando mesmo por se envolverem sexualmente.

Até aqui tudo bem... e depois do sexo?

Enquanto a mulher se sente bem e procura mais conforto junto da pessoa que ainda há momentos atrás a fez sentir-se especial… o homem atinge o orgasmo, sente-se bem e acaba por adormecer.

Desenganem-se as mulheres que pensam que esta atitude está relacionada com uma má prestação sexual, com a falta de interesse do parceiro ou com o seu objectivo ser exclusivamente sexual.

Há uma razão biológica que explica tudo!

A verdade é que nem sempre a mulher atinge o orgasmo após uma relação sexual. E mesmo quando atinge, é como se fosse uma explosão interna de energia. É diferente do homem, pois este ao atingir o orgasmo ejacula, fazendo com que haja uma libertação exterior da sua energia. Energia essa que faz com que haja um elevado desgaste físico do homem e consequente necessidade de reposição da mesma.

Mas não é tudo, as hormonas libertadas durante o sexo e após a ejaculação são talvez a principal razão que leva os homens a terem uma elevada tendência para adormecer após o sexo. Prolactina e oxitocina são o nome dessas hormonas. A sua libertação durante e após o acto sexual reduz os níveis de stress e provoca também um elevado estado de relaxamento do organismo que, por sua vez, se traduz em alguma sonolência.

Perante este facto, e tendo em consideração que a relação sexual possa ocorrer principalmente à noite, altura do dia em que uma pessoa possa estar mais cansada, pode-se considerar normal que os homens tenham esta tendência natural para adormecer após o sexo.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock