Cancro e fertilidade em debate no IPO de Lisboa
Pelo quinto ano consecutivo, o IPO de Lisboa organiza o Curso de OncoSexologia. Organizado pelo Grupo Multidisciplinar de OncoSexologia do IPO de Lisboa, o Curso tem como objectivo informar e debater as múltiplas questões da infertilidade inerentes à doença e tratamentos oncológicos e definir orientações para a prevenção e reabilitação da fertilidade doentes nos homens e mulheres sobreviventes.
Na tradição de anos anteriores, o Grupo Multidisciplinar de OncoSexologia do IPO de Lisboa vai organizar um Curso de OncoSexologia. A 5ª edição deste curso tem como tema central “Cancro e Fertilidade” e irá decorrer nos dias 13 e 14 de Março de 2014, no Anfiteatro do IPO de Lisboa.
O Curso de OncoSexologia inclui formação teórica de 8 horas (13 Março), este ano focado na problemática da conservação e reabilitação da fertilidade nos doentes e sobreviventes de cancro. Entre os especialistas convidados vão estar Miguel Oliveira e Silva, presidente do Conselho Nacional de Ética das Ciências da Vida e Eurico Reis, presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente assistida.
A vertente prática inclui 3 workshops, de 4 horas cada: Treino em Comunicação em OncoSexologia/ Problemas Sexuais na Mulher com Cancro/ Problemas Sexuais no Homem com Cancro. Os workshops (14 Março) pretendem treinar os profissionais das equipas multidisciplinares de Oncologia e Medicina Familiar no despiste e na intervenção precoce nos problemas e disfunções sexuais mais prevalentes nos doentes com cancro
“A abordagem da saúde sexual e da preservação da fertilidade no plano geral de cuidados do doente com cancro e na prática da equipa oncológica melhora a qualidade de vida do doente durante processo terapêutico e facilita a sua reabilitação psicossexual e familiar enquanto sobrevivente”, explica Lúcia Monteiro, Directora da Unidade de Psiquiatria do IPO de Lisboa.