Sedação nas colonoscopias pode aumentar adesão a exames
Todas as colonoscopias no Serviço Nacional de Saúde passam a poder ser feitas com recurso a sedação a partir de 1 de Abril, uma forma de reduzir o receio com a realização deste exame, segundo um despacho publicado.
“A 1 de Abril de 2014 entra em vigor um novo pacote de cuidados ao abrigo da convenção para a endoscopia gastrenterológica, que garante a colonoscopia associada à analgesia do doente, reduzindo o efeito dissuasor à realização do exame. Este novo pacote de cuidados inclui a realização da colonoscopia e todos os seus procedimentos adequados [como a sedação], representando um elevado esforço financeiro do Ministério do Ministério da Saúde”, refere o diploma.
A Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino (Europacolon) saudou a introdução de sedação gratuita para o utente nas colonoscopias realizadas nos hospitais, considerando que é um factor importante para aumentar a adesão a estes exames.
“A sedação gratuita motivará muitas pessoas a aproximarem-se do rastreio. Porque há muitas pessoas que reagiam mal à necessidade de realizar o exame, com medo do aspecto invasivo”, comentou o presidente da Europacolon.
Segundo Vítor Neves, até agora as colonoscopias realizadas nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde podiam ter recurso a analgesia, mas era o utente que pagava a opção da sedação.