Especialistas debatem o diagnóstico, tratamento e prevenção das demências
Serão abordadas as doenças que mais frequentemente conduzem a demência, como as doenças de Alzheimer, de Parkinson e vasculares, bem como outras menos comuns.
A demência é uma situação que envolve défices cognitivos múltiplos, como a memória, a linguagem, as funções executivas, e outros, que progressivamente dificultam as actividades da vida diária e o desempenho socioprofissional. A demência inflige enorme sofrimento não só aos doentes como às suas famílias e cuidadores.
As causas mais importantes de demência têm uma incidência relacionada com a idade. Devido ao aumento de esperança de vida e envelhecimento da sociedade, estima-se que a sua prevalência duplique nos próximos 20 anos.
“Criar soluções e dar resposta ao que muitos definem como o flagelo do século XXI é um desafio para investigadores, profissionais e gestores de saúde, conscientes e atentos a este problema prioritário de saúde pública” afirma Martinho Pimenta, coordenador da Unidade de Neurologia da Clínica CUF Belém.
As inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected] ou dos contactos telefónicos 912 840 932 / 213 612 328.
A Unidade de Neurologia da Clínica CUF Belém dispõe de uma Consulta de Memória, a cargo de uma equipa experiente de neuropsicólogos e médicos especialistas em doenças do Sistema Nervoso.
Para mais informações consulte: http://www.cufbelem.pt