Mais dois “Café Memória”

Falar sobre Alzheimer ou demência

Associação Alzheimer Portugal e Sonae Sierra abrem em parceria com a Santa Casa mais dois espaços em Lisboa onde se pode falar sobre Alzheimer ou demência.

Tem problemas de memória? Tem algum familiar com Alzheimer, com falhas de memória ou diagnóstico de demência? Não tem com quem falar sobre o tema? A Associação Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra assinaram, um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) para a abertura de dois novos “Café Memória”, na capital, noticia o Publico Online.

O projecto nasceu em Abril passado e consiste em ter locais de encontro, para partilhar experiências e apoiar pessoas com problemas de memória ou demência, os seus familiares e cuidadores. O objectivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social a que estas pessoas, muitas vezes, estão sujeitas.

Assim, nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, nos restaurantes Portugália do Centro Colombo, em Lisboa, e do CascaiShopping, em Cascais, respectivamente, o “Café Memória” abre-se para receber os interessados. De acordo com Catarina Alvarez, coordenadora do projecto, de Abril a Dezembro, o Café Memória contou com 120 participantes. Destes mais de 70 são cuidadores ou familiares de pessoas com problemas de memória ou com diagnóstico de demência. O número de participantes no projecto está a aumentar, garante. Nesta primeira fase, o programa realizou 22 sessões.

Agora, com a assinatura do protocolo com a SCML, o “Café Memória” vai estar disponível em Lisboa em mais dois espaços: nos segundos sábados de cada mês estará aberto na cafetaria do Museu de São Roque, no Chiado; nos quartos sábados do mês o Espaço Santa Casa, no Campo de Santa Clara. Desta forma, aumentam para quatro os “Café Memória”.

Quando o projecto começou, a equipa tinha seis voluntários e dois técnicos de saúde que acompanhavam as sessões. Hoje são já “30 os voluntários formados para o efeito”, informa Catarina Alvarez. Para se ser voluntário desta iniciativa deve ter-se “sensibilidade, compromisso e sentido de responsabilidade”, acrescenta.

 

Actividades lúdicas e apoio emocional

“Oferecemos apoio emocional, informações úteis e promovemos a participação das pessoas em jogos de memória, associação de palavras e de orientação, e actividades de expressão plástica e musical”, explica a coordenadora do projecto.

Nestes locais também se realizam “sessões de esclarecimento com especialistas que falam sobre temas específicos relacionados com a problemática das demências”, continua. “A participação dos entendidos é um aspecto importante e o motivo pelo qual as pessoas nos visitam”, sublinha. Com estas actividades “pretendemos não só estimular o funcionamento cognitivo como também contribuir para o bem-estar dos participantes”, ressalva.

A criação do "Café Memória” faz parte do projecto Cuidar Melhor que visa o apoio aos cuidadores de pessoas com demência, também da responsabilidade da Associação Alzheimer Portugal e da Sonae Sierra, além de vários parceiros institucionais como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Montepio e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. A SCML junta-se agora a esta rede que conta, ainda, com o apoio dos restaurantes Portugália, da Optimus, da Delta Cafés, do Sumol+Compal, do Celeiro e CPP; e conta ainda com o apoio das câmaras de Cascais, Oeiras e Sintra.

Fonte: 
Público Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock