Jornadas discutem adolescência e novos desafios da pediatria
O objectivo é, nesta quarta edição, juntar Pediatras de todo o país para discutir as problemáticas mais recentes com que se deparam os clínicos, trocando experiências e estudos de caso de forma a melhorar o apoio ao doente. A par das sessões clínicas, está ainda previsto o Curso sobre comportamento não-verbal “O corpo fala”, dirigido a todos os profissionais de saúde, que pretende sensibilizar para a importância do comportamento não verbal na relação médico/paciente e médico/pais.
Emídio Carreiro, director do Centro da Criança e do Adolescente do hospital CUF Porto, responsável pela organização das 4as Jornadas de Pediatria, explica que “a Pediatria até aos 18 anos traz novas problemáticas para os médicos”. Daí que o tema “Adolescência” concentre uma boa parte do programa para os dias 21 e 22 de Março. “Na adolescência os pacientes passam para uma fase de desenvolvimento com muitas transformações e a equipa de médicos e enfermeiros de Pediatra tem que estar apta a acompanhar e apoiar esta transformação”.
Os E-patients - os novos doentes que recorrem, sem controlo, à informação médica disponibilizada na Web – tema debatido pelo especialista Miguel Correia, a nutrição e a alimentação na Adolescência são outros temas em foco.
Destinados a médicos e enfermeiros, as Jornadas de Pediatria propõem uma série de cursos práticos sobre temáticas imprescindíveis da actualidade. Destaque para o curso “O corpo fala” que versa sobre o comportamento não verbal entre médico e pai e médico e paciente e o “Curso de Medicina de Viagem”. Este último aborda temas como a importância da farmácia de viagem (mesmo em viagens na Europa), prevenção de picadas de insecto, diarreia do viajante, cuidados a ter durante o voo ou as doenças transmitidas pela água e alimentos.
As 4as Jornadas de Pediatria realizam-se na Fundação Cupertino de Miranda, dias 21 e 22 de Março, e são de inscrição obrigatória.
A inscrição nas Jornadas tem um custo de 60€ e em cada curso 35€. Inscrições e informações através do e-mail [email protected] ou através do telefone 220039392.
Para mais informações consulte www.cufportohospital.pt.