Doentes hematológicos esperam 658 dias por 1.ª consulta
Há doentes que correm risco de vida à espera de uma consulta de Hematologia que não existe no Hospital de Aveiro. Deviam começar a ser tratados no prazo de uma semana, mas o tempo médio de espera é de 658 dias, revela o Jornal de Notícias.
Há doentes com cancro no sangue, por exemplo, que esperam meses por uma consulta de Hematologia que não existe na unidade de Aveiro do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), aumentando os riscos de morte. As consultas foram encerradas em Janeiro de 2013 porque entraram em “colapso”, mas o hospital continua a aceitar inscrições, reencaminhando os doentes para Coimbra.
Ao Jornal de Notícias, uma fonte hospitalar afirmou que “só havia um médico, com uma lista de espera superior a dois anos, que entendeu que, sem assistência e condições para dar resposta necessária a um número crescente de utentes, não poderia continuar”.
Segundo dados do CHBV, até ao passado mês de Outubro existiam 953 pedidos em espera, que tinha sido reencaminhados para o Hospital Universitário de Coimbra e, mesmo assim, tinham em média 658 dias até à consulta.
José Afonso, presidente do CHBV, admitiu que “tudo indica que não haverá esta especialidade” em Aveiro”. Já uma fonte do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, afirmou que o encaminhamento de doentes de Aveiro e Leiria está a “entupir os serviços e a causar constrangimentos”.