Dia Internacional do Preservativo
O GAT, em parceria com a AIDS Healthcare Foundation e com associações nacionais está a organizar um conjunto de iniciativas para assinalar o Dia Internacional do Preservativo.
Da parte da manhã, a partir das 9:00, serão distribuídos preservativos desde o Marquês de Pombal até à Avenida da Liberdade, passando pela Praça do Martim Moniz.
Durante a tarde, estão planeadas actividades na zona do Chiado a partir das 14:30. A acção terminará pelas 17 horas, em frente ao Teatro São Carlos, com a colaboração da cantora Rita Redshoes que mais uma vez se associa a este dia.
Noutros pontos do país, várias organizações realizarão actividades para assinalar esta iniciativa, nomeadamente:
- Associação Existências – Coimbra
- Associação Médicos do Mundo – Lisboa e Porto
- Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce de Faro
- Cooperativa de Solidariedade Social Acompanha – Peniche
- Fundação Portuguesa a Comunidade Contra a SIDA – Coimbra, Funchal, Lisboa, Porto e Setúbal
- Movimento de apoio à Problemática da SIDA (MAPS) – Faro
Em 2014, Portugal permanece sem um plano de acção e estratégia, no acesso, na promoção, cobertura dos meios de prevenção da transmissão sexual com base no conhecimento da epidemia e avaliação de necessidades O mecanismo de distribuição de material preventivo tem falhas, é fragmentado e não é pro-activo.
O acesso aos meios de prevenção, quer nos estabelecimentos de ensino, quer nos estabelecimentos prisionais, permanece uma situação por resolver. É preocupante observar que o número de preservativos distribuídos pelo Plano Nacional tem diminuído desde 2009, de cerca de 7 milhões para cerca de 2,5 milhões em 2012.
O trabalho conjunto, liderança e compromissos políticos são cruciais para o controlo da transmissão da infecção pelo VIH e outras infecções sexualmente transmissíveis.
Liga Portuguesa Contra a Sida realiza rastreios gratuitos no Chiado
Para assinalar o mesmo dia, a Unidade Móvel de Rastreios “Saúde+Perto” da Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) distribui preservativos e realiza rastreios ao VIH e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.
A partir das 14h30, a LPCS integra a campanha "VIH/SIDA em Portugal - 30 anos: reflectir e agir”, da Direcção-Geral da Saúde, e entrega preservativos na Assembleia da República, uma acção simbólica que conta com a adesão dos deputados de diversos partidos políticos que aderiram à causa da prevenção e diagnóstico do VIH/SIDA.