Dicionário de A a Z

Glícidos

Atualizado: 
16/01/2014 - 15:56
São a principal fonte energética na nossa dieta. Todos os glícidos são convertidos e absorvidos no sangue na forma de glicose.

A glicose é um substrato vital para todos os tecidos corporais (especialmente o cérebro) e os seus níveis sanguíneos são geralmente mantidos dentro dos parâmetros estreitos para satisfazer as necessidades. Após o consumo de alimentos que contenham glícidos, os níveis de glicose no sangue aumentam - aumento da produção de insulina e da absorção da glicose pelas células. Como o excesso de glicose é retirado do sangue, vai haver um decréscimo na produção de insulina e, consequentemente, o nível de glicose sanguínea volta à normalidade.

Nas células do nosso organismo, a glicose é oxidada como fonte de energia. Quando a glicose existe em excesso relativamente às necessidades, é armazenada sob a forma de glicogénio no fígado ou nos músculos esqueléticos. Quando estas reservas estão no limite, o excesso de glicose é convertido em gordura (armazenada a longo prazo no tecido adiposo).

Funções dos Glícidos:

  • estrutural;
  • armazenamento e transporte de energia.

Estrutura e tipos de Glícidos
A maioria dos glícidos disponíveis é derivada dos açúcares e dos amidos.

Os glícidos podem ainda ser distinguidos por glícidos complexos ou glícidos simples:

Glícidos complexos ou de absorção lenta - consistem em longos anéis ou cadeias de açúcares e permitem uma resposta insulínica moderada, prolongam a sensação de saciedade e, deste modo, evitam a sensação de fome prematuramente. Este tipo de glícidos encontra-se presente em géneros alimentícios como pão, cereais de pequeno-almoço ou bolachas sem ou com pouco açúcar, massas, arroz, batatas, leguminosas, entre outros e, devem fazer parte da alimentação de qualquer pessoa, permitindo deste modo uma alimentação saudável e equilibrada.

Glícidos simples ou de absorção rápida - são constituídos por apenas um ou dois açúcares. Este tipo de glícidos é rapidamente absorvido e passa para a corrente sanguínea, quando ingeridos e encontra-se presente sob a forma de sacarose (açúcar de cana), frutose (açúcar presente na fruta) e lactose (açúcar presente no leite). Este tipo de glícidos encontra-se presente em alimentos como fruta, leite, produtos lácteos, açúcar, bolos, bolachas, doces, refrigerantes açucarados, entre outros.

Fonte: 
apdietistas.pt
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock