APCL relembra que 1% pode ajudar pessoas com cancros do sangue a “passarem melhor”

Sob o mote “Seja um dador de IRS”, ao lançar a questão "O que passa pela cabeça de quem tem leucemia?", a campanha dá voz a estes doentes, procurando sensibilizar para o que é estar na pele de quem luta contra cancros do sangue, pelas cabeças de quem diariamente passam inúmeros pensamentos e sentimentos. A associação mostra assim que um gesto simples, tal como doar sangue, pode ter um grande impacto para ajudar estas pessoas a “passarem melhor”, revelando de forma inesperada o número para consignar o IRS.
Concretizar este gesto, é simples. Basta, durante o período de entrega do IRS (até 30 de junho), indicar o NIPC (nº de identificação de pessoa coletiva) da APCL (505 945 401) no quadro 11 do modelo 3, colocando uma cruz no campo 1101. Para quem pretender ir mais além, é ainda possível consignar o valor da dedução do IVA suportado pela exigência de fatura a uma entidade à escolha. Uma opção que implica um custo para o contribuinte, uma vez que abdica do benefício fiscal correspondente, que permite recuperar 15% do IVA pago em faturas.
Esta campanha é fruto do trabalho da BORN, responsável pela sua conceção, e da 78 FILMS, que produziu o filme realizado por João Marques e Nuno Alberto. A produção fotográfica ficou a cargo de Nuno Correia Photography, enquanto o Salva Studios assegurou a produção de áudio e rádio.
A APCL, fundada em janeiro de 2002, tem como principal missão consciencializar e mobilizar a sociedade civil no apoio a todos os que diariamente lutam contra a Leucemia e outros cancros do sangue. Contribui, a nível nacional, para aumentar a eficácia do tratamento, investindo para isso em investigação científica com um programa de atribuição de Bolsas e investindo na Formação para profissionais de saúde. Assume ainda como sua missão o aumento da literacia do doente, promovendo e organizando workshops sobre patologias do sangue e temas relacionados, com envolvimento de profissionais de saúde.