Duas novas campanhas até 15 de fevereiro

ANGEL Portugal reforça ações de sensibilização sobre a Síndrome de Angelman

No âmbito do Dia Internacional da Síndrome de Angelman (DISA), que se assinala a 15 de fevereiro, a Associação ANGEL Portugal reforça os esforços de sensibilização do público para esta doença rara com duas novas iniciativas.

A ANGEL Portugal lança, hoje, uma campanha de imprensa com o mote “Já sorriu hoje?” e, no dia 10 de fevereiro, uma ação solidária nos ATMs com o slogan “Doenças raras merecem gestos raros!”, convidando-se o público, respetivamente, a conhecer melhor a Síndrome de Angelman (SA) e a contribuir para os projetos de apoio direto às famílias e de investigação que a Associação promove ativamente.

Através destas campanhas, pretende-se não só sensibilizar a sociedade para a realidade das famílias, mas também angariar fundos para projetos de apoio direto às mesmas e de investigação científica na área da SA.

Com presença garantida desde hoje e até 15 de fevereiro, em diversos meios de comunicação social, a campanha “Já sorriu hoje?” destaca o sorriso constante das pessoas com SA. Mais do que uma expressão facial, esse sorriso reflete a sua personalidade facilmente excitável, uma das características mais marcantes da Síndrome de Angelman.

Entre 10 e 15 de fevereiro a ANGEL Portugal beneficiará da campanha Ser Solidário, promovida com a SIBS, permitindo donativos através de um QR Code no ecrã das caixas automáticas (ATMs) da rede Multibanco, que remete para o MB WAY. Esta iniciativa oferece ao público uma forma simples e acessível de apoiar a associação e os seus programas, reforçando a importância da solidariedade para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com SA.

Recorde-se que desde o início de fevereiro e por ocasião do DISA, a ANGEL Portugal tem estado a promover os seguintes conjuntos de iniciativas de sensibilização pública, para aumentar o conhecimento sobre a Síndrome de Angelman e melhorar o apoio prestado às famílias:

Unidades de Saúde – “Síndrome de Angelman, sabe o que é?” Exibição de um vídeo informativo em hospitais e centros de saúde, que foram desafiados para sensibilizar profissionais e utentes sobre os sintomas e desafios da SA.

Balcões de Inclusão – Informação partilhada e acessível para promover um apoio mais eficaz. Divulgação de vídeo e de materiais informativos nos Balcões de Inclusão, para garantir um melhor encaminhamento das famílias para os apoios adequados para casos de SA.

Divulgação em meios de comunicação e espaços públicos (Out of Home) O vídeo informativo da ANGEL Portugal exibido em centros comerciais, espaços empresariais, ginásios e outros, como o exemplo de Meio que possui suportes em hospitais particulares, alcançando um público alargado.

Além destas iniciativas, que envolvem várias dezenas de entidades aderentes, com potencial para alcançar e sensibilizar milhares de pessoas nestas semanas que antecedem o DISA, a Associação convidou os Associados a fazer sessões de leitura do livro O Planeta dos Sorrisos - que pode ser adquirido na Loja Solidária, no site da ANGEL Portugal - em escolas ou centros de apoio à deficiência frequentados pelos seus filhos, e desafiou a comunidade e o público interessado a participar ativamente nas caminhadas solidárias promovidas.

Fonte: 
Unimagem
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.