Dia Mundial do Cancro celebra-se a 4 de fevereiro

Liga Portuguesa Contra o Cancro preparada para alargar rastreio do cancro da mama às novas faixas etárias

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assinala amanhã o Dia Mundial do Cancro e afirma estar preparada para implementar o rastreio do cancro da mama de base populacional, de acordo com o alargamento etário anunciado e que contempla mulheres entre os 45 e os 74 anos. Anteriormente, o programa nacional de rastreio do cancro da mama abrangia apenas o grupo etário entre os 50 e os 69 anos.

O Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Vitor Veloso, assegura que não obstante a grande dimensão logística e financeira implícita à implementação do alargamento, a LPCC está em condições de avançar já este mês com o rastreio do cancro da mama de base populacional às novas faixas etárias. “A Liga Portuguesa Contra o Cancro dispõe de equipas experientes e de infraestruturas em todo o país, que desde sempre promovem este rastreio, em estreita colaboração com o Serviço Nacional de Saúde, e, apesar da complexidade do desafio, encontra-se preparada para avançar”, adiantou.

Os dados mais recentes sobre o cancro da mama em Portugal, publicados pelo Global Cancer Observatory da Organização Mundial de Saúde, referentes a 2022, estimam que cerca de 9.000 mulheres foram diagnosticadas com cancro da mama e mais de 2.000 morreram com esta doença. O cancro da mama apresenta uma taxa de cura superior a 90%, quando diagnosticado e tratado precocemente.

 

Campanha Global ‘Unidos Por Cada Um’ arranca no Dia Mundial do Cancro

Assinala-se amanhã o Dia Mundial do Cancro, uma data instituída pela União Internacional de Controlo do Cancro, da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro é full member desde 1983. A criação da efeméride em 2000 teve como objetivo sensibilizar a população para a doença, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva na luta contra o cancro.

Este ano, sob o lema ‘Unidos Por Cada Um’ (United by Unique), a União Internacional de Controlo do Cancro lança uma campanha global de três anos que incita à mudança de paradigma no tratamento do cancro em todo o mundo, priorizando a singularidade da experiência de cada um na prevenção, no diagnostico e também no tratamento.

Em Portugal, a comunicação nacional da campanha vai ter expressão nas redes sociais e no site da LPCC, envolvendo figuras públicas como os atores Gonçalo Dinis e Sofia Ribeiro, a influencer ‘Tia Cátia’, a radialista Joana Cruz e a apresentadora Bárbara Guimarães, entre outras. A campanha reforça a importância de colocar as pessoas no centro dos sistemas de saúde e de percecionar cada experiência com o cancro como única, sublinhando as necessidades específicas de cada doente que tem também uma história única para contar. Contudo, apesar das particularidades vivenciadas individualmente, ‘Unidos Por Cada Um’ salienta ainda a importância da união global dos doentes oncológicos no propósito de ver implementadas políticas de saúde mais eficazes e que resultem em vidas mais longas e com qualidade.

Fonte: 
F5C - First Five Consulting
Nota: 
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