19.º Congresso marca a celebração dos 20 anos da SPAVC
O Congresso, reconhecido como o principal evento científico nacional dedicado ao AVC, contará com palestrantes de renome, nacionais e internacionais, que, ao longo de três dias, abordarão temas atuais nas áreas da prevenção, tratamento e reabilitação do AVC. O caráter multidisciplinar é um dos principais pilares do evento anual da SPAVC, reunindo profissionais de diversas áreas de atuação com o objetivo de fomentar o diálogo e a cooperação entre as diferentes especialidades. “O tratamento eficaz do AVC só é possível através da colaboração entre várias especialidades, desde a fase aguda até à reabilitação. Este Congresso reflete essa necessidade, ao proporcionar um espaço de partilha e discussão multidisciplinar”, explica o Prof. Vítor Tedim Cruz, Presidente da Direção da SPAVC.
A edição de 2025 do evento marca também a celebração dos 20 anos da SPAVC, uma ocasião especial para refletir sobre os avanços alcançados ao longo das últimas duas décadas, com diferentes momentos ao longo do evento que assinalam este número.
“Celebrar os 20 anos da SPAVC é uma oportunidade para refletir sobre o percurso que nos trouxe até aqui e reforçar o compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos cuidados ao doente com AVC”.
O Congresso incluirá várias mesas redondas que proporcionarão debates enriquecedores e uma análise aprofundada e atualizada dos principais desafios e avanços no tratamento e na prevenção do AVC. Entre as principais sessões, destacam-se os temas “Desafios na Implementação da Prevenção Primária”, “Implicações para a Gestão”, “Fase Aguda do AVC Isquémico”, “A Jornada da Bancada à Cabeceira na Investigação em Doença Cerebrovascular”, “Reabilitação”, e “Explorando Limites: Desafios no Tratamento do AVC”.
Como já é tradição, o evento incluirá também cursos pré-congresso, que decorrerão no dia 29 de janeiro. Estes cursos são uma parte fundamental do evento, proporcionando aos congressistas a oportunidade de aprofundarem os seus conhecimentos e melhorarem as suas competências em áreas específicas. O especialista sublinha a importância da componente formativa do Congresso, referindo que “os cursos são essenciais para capacitar os profissionais com competências especializadas em áreas de interesse selecionadas”.
A cerimónia de encerramento será marcada pela atribuição de prémios às melhores apresentações. Entre os prémios, destacam-se as três melhores Comunicações Orais (1.º, 2.º e 3.º), a melhor Comunicação Oral - Caso Clínico, as duas melhores apresentações em cartaz (e-poster), o prémio Multiprofissional, o prémio da melhor celebração do Dia Nacional do Doente com AVC, bem como a Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes em Doença Vascular Cerebral, cujos regulamentos podem ser consultados no website da SPAVC. O neurologista destaca a relevância destas distinções, salientado que “os prémios são uma forma de incentivar a investigação e reconhecer o esforço dos profissionais de saúde que se dedicam ao estudo do AVC. Valorizar estas contribuições é fundamental para o avanço do conhecimento e melhoria dos cuidados.”
Todos os profissionais de saúde interessados, bem como estudantes, podem efetuar a sua inscrição online no 19.º Congresso Português do AVC. “Convido todos a juntarem-se a nós nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, no Porto! Este Congresso é mais do que um momento de partilha de conhecimento científico, representando também uma celebração de duas décadas de dedicação à prevenção e tratamento do AVC. A presença de cada um é fundamental para continuarmos a avançar juntos na luta contra o AVC”, conclui o Prof. Vítor Tedim Cruz.
Todas as informações sobre o evento podem ser consultadas no website da SPAVC (https://spavc.org/19o-congresso-portugues-do-avc/).