Fundação Champalimaud e Generali Tranquilidade criam Centro de Rastreio de Cancro da Pele
Este novo Centro combina os serviços de prevenção do cancro da pele ao Programa de Avaliação e Gestão de Risco Oncológico da Fundação Champalimaud, que visa analisar e gerir o risco oncológico de cada pessoa, proporcionando um mecanismo de proteção integrado ao longo da vida.
O novo centro de rastreio está equipado com as mais avançadas tecnologias, permitindo, em poucos minutos, o mapeamento completo de todos os sinais e lesões da pele, identificando e prevenindo os diferentes níveis de risco oncológico.
Este aparelho foi doado à Fundação Champalimaud pela Generali Tranquilidade, numa importante manifestação da sociedade civil, que deste modo demonstrou a sua preocupação de responsabilidade social e filantrópica, reforçando o compromisso com a prevenção da doença oncológica.
A doença oncológica é uma das principais causas de morte em todo o mundo, gerando também inúmeros problemas emocionais, sociais, económicos e de saúde pública. O diagnóstico precoce é um meio eficaz para diminuir o peso social da doença, poupando vidas e sofrimento, além de libertar recursos financeiros e humanos. Dados do Registo Oncológico Nacional de 2020 apontam para um aumento da taxa de incidência de cancro de pele em todas as faixas etárias (mais de 3.600 novos casos). Nesse ano foram identificados mais de mil novos casos de melanoma.
Pedro Carvalho, CEO da Generali Tranquilidade, afirma que: "a criação do centro com a Fundação Champalimaud é mais um passo na nossa importante parceria e um forte investimento na prevenção da doença oncológica. Cada vez mais estamos focados na e ferramentas à nossa disposição. Enquanto seguradora responsável e cidadã responsável, na Generali Tranquilidade trabalhamos para ajudar a construir um futuro sustentável para todos".