"O Corpo pode resistir à Perda de Peso"

Campanha de sensibilização para obesidade quer "desconstruir preconceitos"

A Lilly Portugal acaba de lançar a campanha de disease awareness “O corpo pode resistir à perda de peso”, com o apoio de sociedades médicas científicas e de associação de doentes, de forma a motivar as pessoas com excesso de peso ou obesidade a procurarem auxílio médico.

Esta campanha de sensibilização apresenta-se em múltiplos formatos, acessíveis a todos, e dirige-se não só às pessoas com excesso de peso ou obesidade, mas também aos respetivos familiares e amigos, para que possam incentivá-los a procurar opções de tratamento junto de um profissional de saúde.

Tem como principal objetivo alertar para que a obesidade, embora seja considerada uma doença crónica em Portugal há cerca de 20 anos, é associada a estigma e discriminação e continua a ser subdiagnosticada e subtratada. Dado que a obesidade resulta de vários fatores, incluindo comportamentais, ambientais, socio-económicos e genéticos, o seu reconhecimento como uma doença, e não como uma escolha de estilo de vida que é culpa do indivíduo, é fundamental para que as pessoas com esta patologia possam receber tratamento adequado.

É ainda importante perceber que a abordagem da obesidade pode contribuir não apenas para a perda de peso per si, mas também para a melhoria da saúde6, nomeadamente através da melhoria de complicações relacionadas com o peso como a diabetes mellitus tipo 2, a hipertensão arterial e a dislipidemia, entre outras.

Neste contexto, esta campanha conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), Sociedade Portuguesa de Cirurgia de Obesidade e Doenças Metabólicas (SPCO) e Associação Portuguesa de Pessoas que Vivem com Obesidade (ADEXO), na expectativa de oferecer uma resposta mais completa e disponível ao doente.

Para Paula Freitas, presidente da SPEDM, “A obesidade é uma doença crónica, complexa e multifatorial. As pessoas com obesidade têm uma elevada carga de doenças e são discriminadas e estigmatizadas. É tempo de agir na abordagem da doença e do estigma associado!” à qual, Luísa Veiga, na qualidade de membro da direção da SPEO, acrescenta que “As campanhas de consciencialização sobre a obesidade desempenham um papel crucial na educação da população sobre os riscos que esta patologia representa para a saúde. Além de promoverem a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de atividade física, informam sobre o desenvolvimento de novos fármacos, inovadores no tratamento da obesidade, que complementados com as abordagens terapêuticas tradicionais proporcionam alternativas eficazes para a prevenção desta patologia e doenças associadas.”

John Preto, presidente da SPCO, reforça que “A saúde pesa mais que o preconceito: lutem contra o estigma, não contra as pessoas.”. Carlos Oliveira, presidente da ADEXO, concorda com esta visão – “À semelhança da missão da ADEXO, estas campanhas permitem ver a obesidade com outros olhos e garantir que o doente obeso tem condições dignas de tratamento, com vista a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas com obesidade.”

Alícia de Castro, diretora geral da Lilly Portugal, remata afirmando que “Pretendemos desconstruir preconceitos e aumentar a literacia sobre a obesidade enquanto doença. Queremos capacitar os doentes, as suas famílias e os profissionais de saúde a trabalharem juntos para alcançar soluções que melhorem a qualidade de vida e combatam as dificuldades associadas a esta condição. Porque muitas vezes o corpo pode resistir à perda de peso e é preciso atuar”.

Fonte: 
Lilly Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Lilly Portugal