Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde organiza o último episódio do seu ciclo de webinars

Vacinação e gripe fecham o primeiro ciclo de encontros da SPLS

A vacinação e os cuidados na época gripal vão estar em destaque no próximo episódio do ciclo de webinars “Com a saúde não se brinca”, promovido pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS). O evento realiza-se na próxima quinta-feira, 28 de novembro, às 21h, no canal de YouTube da sociedade científica.

Neste episódio, o foco será a vacinação e gripe — tema que arrancou com o primeiro episódio, em setembro, com o médico Ricardo Mexia. Agora, este encontro vai contar com uma perspetiva diferente, desta vez com a presença de Ema Paulino, presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), e de Miguel Arriaga, diretor da Prevenção da Doença e Promoção da Saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS).  

Numa época em que as doenças respiratórias levam muitos utentes às urgências hospitalares, há muitas dúvidas sobre o que fazer, sobre sintomas e comportamentos mais adequados nestas circunstâncias. Por isso, esta sessão pretende sensibilizar as pessoas para a importância da prevenção da doença grave através da vacinação. “Este evento não é apenas uma oportunidade de aprendizagem, mas também um apelo à ação coletiva para fortalecer a literacia em saúde e construir uma sociedade mais consciente e saudável”, explica Cristina Vaz de Almeida, presidente da SPLS.  

"A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde tem vindo a reforçar, em cada sessão do ciclo, o seu compromisso em capacitar a população para tomar decisões mais acertadas e mais informadas sobre a sua saúde. Esta sessão, dedicada à vacinação e gripe, é especialmente relevante, não só pela proximidade do inverno e o aumento das doenças respiratórias, mas também porque nos permite sensibilizar a sociedade para o papel crucial da prevenção na redução de complicações graves e na proteção das populações mais vulneráveis”, continua.  

“A adesão do público e o envolvimento de especialistas de renome demonstram a relevância desta iniciativa no contexto atual. Conseguimos criar um espaço acessível e inclusivo para a partilha de conhecimento, fortalecendo a literacia em saúde como uma ferramenta indispensável para a prevenção e o bem-estar", termina Cristina Vaz de Almeida.  

 
Fonte: 
Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS)