Programa abem: vai apoiar 410 pessoas em situação de pobreza a aceder aos medicamentos

Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um dos vencedores do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário 2024

A Associação Dignitude foi uma das instituições vencedoras do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário 2024, o que irá permitir ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento apoiar 410 beneficiários em condição de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.

O prémio, no valor de 50 mil euros, permitirá ao Programa abem: apoiar beneficiários de todo o país no acesso aos medicamentos essenciais à vida, durante 1 ano, tendo como principal território de atuação a União de Freguesias de Gulpilhares e Valadares, em Vila Nova de Gaia. 

«Ficamos muito gratos pelo apoio do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário, que permitirá ao Programa abem: continuar a apoiar quem se encontra numa situação de pobreza e exclusão social», sublinha Paula Dinis, Presidente da Associação Dignitude.

O Programa abem: tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos, a quem não tem capacidade financeira para os adquirir. Até ao final de outubro, o Programa abem: já apoiou mais de 38 700 beneficiários, tendo já contribuído para a dispensa de quase três milhões de embalagens de medicamentos.

Os beneficiários do Programa abem: são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país. O beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder aceder aos medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos para si.

Qualquer pessoa ou entidade pode fazer um donativo para Programa abem: por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).

Fonte: 
Associação Dignitude
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock